A série “Notícias Populares” estreia no dia 29 de setembro, no Canal Brasil, como parte das comemorações de 25 anos do canal. Criada pelo jornalista André Barcinski e pelo cineasta Marcelo Caetano, a obra retorna aos anos 1990 e aborda com bom humor as principais histórias do jornal ‘Notícias Populares’, o ‘NP’, que circulou em São Paulo por quase 38 anos, entre outubro de 1963 e janeiro de 2001.
Com coprodução do Canal Brasil, a trama é protagonizada por Luciana Paes e ainda conta com Ana Flávia Cavalcanti, Ary França e Rejane Faria no elenco, além de uma participação especial de Bruna Linzmeyer. Os sete episódios inéditos vão ao ar sempre às sextas, às 22h30, e ficam disponíveis no Globoplay + Canais a partir do dia 29.
O roteiro foi escrito por Barcinski em parceria com Marcelo Caetano, Ana Carolina Francisco e Ricardo Grynszpan e cada um dos sete episódios traz uma história que foi manchete do jornal.
“A ideia foi ter uma grande reportagem do ‘NP’ por episódio, além, é claro, de retratar os próprios personagens do jornal”, afirma Barcinski. Na busca pelas histórias foram realizadas pesquisas em mais de 1000 exemplares do jornal e várias entrevistas. “Entrevistamos, entre outros, Paulo César Martin, que era editor de esportes e um grande colecionador de ‘causos’ da redação, a jornalista Laura Capriglione, que foi editora do jornal, Tânia Voss, a primeira colunista negra do País sobre Celebridades, foi contratada após a saída do saudoso Gugu Liberato, que segue em atuação até hoje (com participação na série também na cena de carnaval de salão junto a Rogéria) e o Conceição, que era fotojornalista do ‘NP’ e fez oficinas para os atores, além de fazer uma participação especial no primeiro e no segundo episódios”, conta Caetano.
A atriz Ana Flavia Cavalcante interpreta a personagem Greta Von, inspirada na jornalista e colunista Tânia Voss, que nos anos 90 foi responsável pelas matérias de famosos e furos de reportagens e atualmente escreve aqui no portal Tô na Fama parceiro de conteúdo do iG.
“A importância da minha entrada no NP marca o período de transformação e renovação do NP. Um novo projeto gráfico, a entrada dos computadores na redação, nova linguagem de texto com nova colunista que falasse do mundo artístico e que ainda não fosse famosa e não tivesse o rabo preso.
Gugu Liberato havia abandonado o posto de colunista e nasceu Tânia Voss após passar por testes exigidos pela editora”, conta a jornalista.
Enquanto trabalhou no NP colecionou homenagens, troféus, livros e teses sobre seu trabalho como jornalista.
“Meu sobrenome VOSS surgiu através do saudoso Otávio Frias Filho, que me batizou como Tânia Voss, ele achava um nome chique e poderoso, também uma homenagem ao Colégio Ennio Voss, onde ele estudou. Mas quem me descobriu foi o jornalista Álvaro Pereira Jr, quando trabalhávamos na Revista Química e Derivados, Na condição de editor-chefe no NP trabalhamos juntos, depois fez carreira no Fantástico, da TV Globo” , comenta Tânia Voss.
A Série:
A história central se passa no início dos anos 1990, quando o jornal está em crise e sofrendo críticas pelo teor sensacionalista.
Paloma (Luciana Paes), antiga correspondente em Paris de um dos maiores jornais do Brasil, é convocada para uma dura missão: chefiar os repórteres e modernizar o ‘NP’. Ela terá que driblar seus próprios preconceitos para cobrir casos espetaculares como as histórias do bebê diabo, do bando de palhaços e de uma rebelião de prostitutas. A redação é formada por repórteres com métodos questionáveis, porém, quanto mais absurda é a capa, mais o jornal é vendido.
“A minha personagem não existiu, só que ela é a maneira que o espectador vai ter para observar o ‘NP’, com esse olhar de ‘normalidade’ sobre o que acontecia no jornal. Aos poucos ela vai se transformando e transformando a maneira com que ela vê o Brasil, porque o ‘NP’ tem muito essa coisa desse jogo de cintura brasileiro, de uma série de coisas que você não acharia possíveis e a maneira como se lidava com essas coisas representava o Brasil”, comenta Luciana sobre a sua personagem.
O elenco também traz nomes como o de Ana Flávia Cavalcanti no papel de Greta, jornalista com foco em celebridades; Rui Ricardo Diaz aparece na pele do editor-chefe do NP Matias; Clayton Mariano é o repórter Hélcio, que adora uma pauta sensacionalista; Luiz Bertazzo vive o colunista de cinema Luna, que batalha para escrever críticas para o grande público; Rejane Faria aparece como a fotógrafa experiente Marina; Lucas Andrade interpreta o “foca” Adilson, além de Ary França, Fábio Herford, Tuna Dwek, Ed Moraes, Hugo Villavicenzio, Teka Romualdo, Jackie Obrigon, Flow Kountouriotis, Henrique Zanoni, Verónica Valenttin e Germano Mello.
A série conta com a participação especial de Bruna Linzmeyer, que vive Rata, jornalista em uma das principais emissoras de TV do país. A repórter rivaliza com o ‘NP’ na busca por matérias inusitadas e consegue dar furos históricos, como o Gari Galã (Ricardo Teodoro), deixando Paloma preocupada com a concorrência.