Cultura

Jornalista lança livro infantil que aposta no humor para conquistar a colaboração da criança

“A amiga Bruxa” ilustra desafios comuns no dia a dia de quem tem filhos pequenos

para conquistar a colaboração da criança

Tomar banho, comer alimentos saudáveis, lidar com demonstrações de agressividade e cumprir os combinados muitas vezes podem se tornar um imenso desafio para as crianças e para os pais. A jornalista Gabriela Metzker, 42, que é mãe de Livia, 7, e Benicio, 1, passou – e ainda passa – por tudo isso e tem aprendido muito nessa jornada. Quando a primeira filha tinha quase dois anos e os embates para atividades rotineiras passaram a ser frequentes, ela encontrou numa figura debochada a saída para driblar a resistência e conquistar a colaboração da menina. Assim nasceu a Bruxa, personagem que dá nome ao livro de estreia da jornalista. “A amiga Bruxa” apresenta diálogos divertidos que ilustram desafios comuns no dia a dia de quem tem filhos pequenos. “Na época, percebi que a Bruxa, com seu humor ácido, fazia um contraponto nos momentos de embate que acabava facilitando a colaboração da minha filha. Tudo muito lúdico e divertido”, conta Gabriela. 

A personagem conquistou a menina e passou a fazer parte da rotina. “A Livia em vários momentos chamava pela Bruxa e já esperava pela voz diferente, pela gargalhada e pelas respostas debochadas. Durante anos eu me dividi entre o papel de mãe e o de Bruxa”, complementa a autora, aos risos. Quando a pequena tinha cinco anos e o irmão chegou, a personagem foi saindo de cena, mas ainda hoje é lembrada com carinho pela menina. “A Livia cresceu, está com sete anos, e já não se encanta da mesma forma pela Bruxa, então o livro foi uma forma de registrar esse período e reservar o mesmo recurso para o Benicio, que daqui a alguns meses completa dois anos e logo deve entrar na fase dos embates. E espero poder ajudar outras famílias a lidar com leveza e bom humor com esses momentos que deixam a gente maluca, mas passam tão depressa”, diz Gabriela. A jornalista ainda faz questão de ressaltar que a troca entre as personagens tem como base a educação respeitosa, representada no livro pela pequena Lili. “Ao ser confrontada pela Bruxa, a menina vai mostrando que toda a paciência e o diálogo existentes na relação com a mãe, que não aparece como personagem concreta no livro, fazem com que a criança se sinta acolhida e até possa acolher alguém que defende o inverso de tudo o que a mãe recomenda. É uma maneira de também levar uma reflexão para os próprios pais”, explica.

Sobre a obra

“A amiga Bruxa” é um dos lançamentos de novembro de 2022 da editora Ases da Literatura, que publica literatura infantil por meio do selo Asinha. Localizada na cidade portuguesa de Braga, a editora é especialista, há dez anos, em descobrir e divulgar novos talentos, selecionando obras para publicação e distribuição em Portugal, Brasil e países como Estados Unidos, Espanha, Suécia, Polônia, França, Alemanha, Itália e Japão, visando à comunidade que fala português em diferentes locais do mundo. As ilustrações são do artista Junior Marques, de Londrina (PR).

O livro é indicado principalmente para crianças de 2 a 4 anos, mas pode divertir as mais velhas também. Uma dica para os pais é ler os diálogos fazendo vozes diferentes para as duas personagens, especialmente no caso da Bruxa, que dá muitas gargalhadas. Outras informações estão no perfil @a_amiga_bruxa do Instagram.

A obra tem 24 páginas coloridas e está à venda nos principais marketplaces, como AmazonSubmarino e Lojas Americanas, por R$ 39,90. Também está disponível no formato e-book na Amazon, com acesso grátis para quem assina o serviço Kindle Unlimited.

Sobre a autoraGabriela Metzker é jornalista pela Unesp-Bauru, mestre em educomunicação pela ECA-USP e mãe de duas crianças com muita imaginação. Nascida em Santa Bárbara d’Oeste (SP) e moradora da capital paulista desde 2006, trabalhou em veículos de comunicação durante 17 anos, entre eles editora Alto Astral e portal UOL. Após o nascimento dos filhos, passou a se dedicar também ao universo infantil. “A amiga Bruxa” é seu livro de estreia e retrata uma personagem criada no convívio com sua primeira filha, quando descobriu que trazer o elemento lúdico para o dia a dia, com muito bom humor, tornava a rotina mais leve e colaborativa. E a chegada de seu segundo filho reforçou essa convivência repleta de amor e fantasia.

Detalhes do livro

Título: A amiga Bruxa

Autora: Gabriela Metzker

Editora: ‎ Ases da Literatura; 1ª edição

Idioma: ‎ Português

ISBN-10: ‎ 6554200444

ISBN-13: ‎ 978-6554200448

Formato: ‎ 20 x 20 cm

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo