CelebridadesNoticias

Marcius Melhem: uma jornada de sucesso manchada pela polêmica

Acusações de assédio transformam a trajetória do humorista da Globo para sempre

Marcius Melhem, 51 anos, é ator, comediante e roteirista brasileiro. Se tornou chefe do departamento de humor da TV Globo em 2018, seus principais trabalhos foram Os Caras de Pau e Zorra Total, no final de 2019 foi acusado de assédio sexual pela atriz Dani Calabresa, em seguida, foi denunciado por colegas de trabalho de assédio moral e sexual, o caso da atriz e de mais 4 mulheres foram arquivados por prescrição punitiva dos fatos, em 2020 se desligou da Globo, a empresa informou que não pode comentar publicamente nenhuma investigação desse tipo e que investiga criteriosamente todas as denúncias de assédio, não tolerando comportamentos abusivos. 

Acusado de assediar as atrizes Carol Portes, Georgiana Góes e uma funcionária que preferiu ter a identidade preservada, Marcius Melhem sempre negou ter cometido tal crime desde o começo das acusações e moveu ações judiciais contra alguns dos acusadores por difamação, o processo foi suspenso e não concluiu se Melhem realmente era culpado, Ricardo Feltrin, jornalista que acompanhou todo o caso afirma “Marcius Melhem jamais assediou sexualmente nenhuma das oito mulheres que o acusam”, ele completa. “Ao contrário: ele foi vítima da trama mais maldosa, sórdida, nojenta e vergonhosa que eu já cobri em 31 anos como jornalista”. 

As acusações geraram protestos públicos significativos e discussões sobre o movimento #MeToo no Brasil. O processo legal estava em andamento e a controvérsia gerou conversas sobre a necessidade de maior conscientização e ação contra o assédio no local de trabalho.  “Infelizmente não tem sido levado a sério as consequências de uma falsa acusação, além de gerar uma consequência direta à vítima e  de descredibilizar as palavras de uma mulher que realmente sofre com o assédio no trabalho, usa-se o dinheiro público para financiar a apuração desses crimes” comenta a advogada especializada em Direito do Homem, Jamily Wenceslau.

Em 2023, o roteirista deixou de ser processado por assédio sexual e começou a ser acusado de violência psicológica, no mesmo ano ele criou um canal no youtube para  falar, contestar e apresentar mensagens, documentos e datas sobre o tal processo, ele encontrou um meio de ser ouvido e se defender das denúncias que lhe custaram sua carreira. Dra. Jamily defende: “Houve uma tentativa em massa para destruir a reputação dele, e ele veio a público e começou de forma objetiva a desmentir cada acusação, demonstrando que o que havia sido dito contra ele não passava de uma história mal contada.” 

Isso trouxe consequências negativas irreversíveis não só para ele, que está sendo acusado injustamente, mas também para toda a família, incluindo perda de emprego, estigma social e problemas legais, podendo ser um fardo pesado para o resto da vida, a forma como o caso se desenrolou nos últimos tempos demonstra indícios claros de se tratar de uma falsa acusação, e o motivo pode ter sido vários: vingança, visibilidade na mídia e etc., completa a advogada.

Em uma entrevista no final de janeiro de 2024, em comemoração aos 15 anos da série “Os Caras De Pau” Leandro Hassum pede desculpas por ter julgado ele na época e defende o companheiro de cena “Para quem está sendo injusto, […], rebobine a cabecinha, repense e volte a fita da sua vida, porque esse trabalho eu também fiz e tenho humildade para falar isso aqui hoje”, o caso segue na justiça e Marcius Melhem continua com seus vídeos no Youtube para provar sua inocência.  

A Dra. Jamily ainda explica, “a atitude de usar o sistema judiciário sabendo que o outro é inocente para fazer uma falsa acusação é crime, essas mulheres que vem se utilizando de falsas acusações para acusar determinada pessoa de ter praticado crime inexistente, poderá responder por denúncia caluniosa.  O judiciário precisa parar para ver a situação como algo alarmante e iniciar um trabalho de conscientização e abolição das falsas acusações”. 

Em fevereiro de 2024 a juíza responsável pelo caso declarou os processos improcedentes, negou a reparação e decidiu que Marcius Melhem e Dani Calabresa serão responsáveis pelas despesas do processo. 

Serviço:

Facebook: https://www.facebook.com/advjamilywenceslau

Instagram: https://www.instagram.com/jamilywenceslau/

Youtube: https://www.youtube.com/@JamilyWenceslau

Kwai: https://www.kwai.com/@jamilywenceslau?page_source=discover 

Gabriella Vivere

Gabriella Vivere, tem em seu currículo um vasto conhecimento tanto na comunicação, quanto em gestão de empresas. Além de jornalista, em seus mais de 15 anos de experiência em conectar pessoas e empresas, ela também é especialista em vendas, grandes marcas, commodities e mercado internacional. A paixão por comunicação surgiu após trabalhar em uma agência multinacional de notícias. Seu talento e expertise com novos negócios lhe deram visão para ampliar suas conexões e experiências profissionais. Assim, abriu sua própria agência de comunicação, assessoria de imprensa e marketing, a Vivere Press, onde acompanha de perto todos os processos.
Botão Voltar ao topo