Coluna Rodrigo Teixeira

McDonald’s comemora 40 anos no Largo do Machado

Unidade foi a segunda da rede a ser inaugurada na Zona Sul e 90% dos funcionários são jovens em início de carreira

Em 20 de janeiro de 1983 os cariocas puderam acompanhar a inauguração de mais uma unidade do McDonald’s, dessa vez no charmoso bairro do Largo do Machado, na Zona Sul carioca. O fato ocorreu quatro anos após a abertura do primeiro restaurante da rede no país, em Copacabana, em 13 de fevereiro de 1979.


A história do McDonald’s na cidade do Rio de Janeiro é marcada por um relacionamento muito próximo com os cariocas e pela oportunidade do primeiro emprego na região, uma vez que a companhia abre as portas para que os jovens aprendam uma profissão e conquistem espaço no disputado mercado de trabalho. Hoje, só na unidade do Largo do Machado, trabalham 66 funcionários, sendo 90% em início de carreira.


Parte dessa história é contada por Edson Figueiredo, o funcionário mais “experiente” da unidade. Ele começou a trabalhar na rede em 1982 e hoje faz parte da equipe gerencial deste restaurante.

“O McDonald’s foi meu primeiro emprego. Trabalhava na unidade da rua São José e, em 1988, fui transferido para o restaurante do Largo do Machado para atuar como Gerente de Plantão. Passei por diversas unidades na companhia atuando como Consultor de Operações e atualmente sigo na mesma função com o franqueado responsável pelo Méqui do Largo do Machado, entre outras unidades. Como a maioria dos jovens, entrei para pegar experiência no mercado e fui me identificando com a empresa. As oportunidades foram aparecendo e já estou há 40 anos aqui”, relembra Edson.


Assim como Edson, muitos outros funcionários conseguem o seu primeiro emprego no McDonald’s, que não exige experiência anterior, pois todos os colaboradores recebem capacitação e treinamentos e passam por um estruturado programa de desenvolvimento. Além disso, para quem deseja estudar e crescer profissionalmente, independente de ser funcionário da rede ou não, a companhia lançou, em 2021, a MCampus Comunidade, uma plataforma educacional que oferece cursos livres de capacitação para jovens, totalmente online e gratuita. O Brasil é o país mais engajado na iniciativa, com mais de 19.600 usuários inscritos, e Inteligência Emocional é o curso mais popular entre os brasileiros.

Confira algumas das curiosidades da unidade:

  • Toda segunda-feira, na parte da tarde, um grupo de senhoras moradoras do bairro se reúne para bater papo e tomar café. Como o encontro ocorre há anos, a equipe do restaurante já conhece todas pelos seus nomes.
  • Na última revitalização da unidade foi inaugurado o espaço do McCafé, com balcão separado e espaço acolhedor para a hora do café.
  • Os cafés são preparados com grãos 100% do tipo arábica e certificados pela Rainforest Alliance.
  • Os sanduíches mais pedidos no restaurante são o Big Mac e Cheddar McMelt.
  • Ao longo desses anos, a unidade vem acompanhando os compromissos da Arcos Dorados, franquia que opera a marca McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, ao atuar em medidas ambientalmente conscientes, como o programa de redução de plásticos de um só uso, que já soma ações como a substituição de embalagens plásticas por outras fabricadas em papel cartonado certificado, redução do uso de tampas plásticas para bebidas e sobremesas, fim da entrega proativa de canudos, entre outras iniciativas.

Sobre a Arcos Dorados


A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões.

Atualmente, a rede possui aproximadamente 2.300 restaurantes, entre unidades próprias e de seus franqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 30/09/2022). A empresa também utiliza sua plataforma ESG, Receita do Futuro, para impactar positivamente as comunidades onde está presente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site.

Serviço
Endereço: R. do Catete, 276
De segunda a sábado, das 10h às 24h.
Domingo, das 11h às 24h.

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo