Coluna Rodrigo Teixeira

Museu Botafogo lança campanha de crowdfunding #UmaNovaHistoria

Entre as recompensas, o torcedor poderá eternizar seu nome em uma estrela no futuro museu

O amor que ninguém cala vai ganhar um lugar só seu! O Botafogo de Futebol e Regatas e a MUDE Brasil lançam a campanha de crowdfunding #UmaNovaHistoria para as obras do Museu Botafogo, no jogo do Brasileirão, Botafogo x Internacional, neste sábado, 12 de agosto, data de aniversário de 119 anos do clube. Quem contribuir com o maior valor através do site Museu do Botafogo poderá ter uma estrela com seu nome (ou de outra pessoa) eternizada no museu. O foyer do casarão de General Severiano será um espaço destinado à torcida alvinegra e uma grande instalação artística irá simular uma constelação de 1.942 estrelas, uma referência ao ano de fusão do Club de Regatas Botafogo com o Botafogo Football Club.

“Após entregarmos a escultura do Garrincha e o farol da Estrela Solitária, damos mais um passo na direção da concretização desse sonho, que é o Museu Botafogo. A participação da torcida nessa campanha será tão decisiva quanto na arquibancada apoiando o time” – afirma Durcesio Mello, Presidente do Botafogo.

A campanha #UmaNovaHistoria quer incorporar o sentimento da torcida com o momento especial do Botafogo e convidar os alvinegros a participarem da construção de um novo futuro. O crowdfunding está sob coordenação da Benfeitoria, que há mais de dez anos realiza com grande sucesso ações deste tipo. Toda a renda arrecadada com a contribuição dos botafoguenses será investida na implementação do Museu Botafogo. Sócios do Clube e Sócios Torcedores terão ainda alguns benefícios adicionais ao se engajarem no projeto. Estrelando o filme principal da campanha estão: o ídolo Jairzinho, o ator Helio de La Peña, o ex-jogador Joel Carli e a ex-gandula e hoje locutora dos jogos no Engenhão, Fernanda Maia.

As contribuições começam em 50 reais e como recompensa o torcedor receberá um ticket de fundador do museu. Outras modalidades de contribuição no crowdfunding prevêem tickets duplos, passe anual e também uma camisa exclusiva e limitada do Museu Botafogo. O primeiro lote para adquirir a estrela no “céu” do museu será aberto já no sábado e custará R$950. Está previsto também um leilão da nova camisa do Botafogo autografada por todos os jogadores do elenco atual.

Além de contribuir financeiramente, os torcedores poderão se envolver na campanha participando com ideias e sugestões em enquetes sobre o Museu. E ainda, os torcedores que trouxerem pelo menos 5 amigos também receberão recompensas, em alusão à história do clube que começou num bilhete em sala de aula que convocava mais amigos para fundar o clube.

“Nenhum grande clube de futebol atinge grandes conquistas sem a força da sua torcida. Além de um marco histórico, que simboliza presente, passado e futuro, esse projeto é uma abertura para que o torcedor deixe sua marca nessa nova história que está começando” – afirma Murilo Farah, cofundador da Benfeitoria.

O museu que vai contar a história do Glorioso, de seus maiores ídolos e conquistas, ocupará a sede histórica do clube, em General Severiano, e começa a ser construído em Setembro. A área total será de 1.500m², dividida em duas fases de projeto. A primeira fase, que ocupará o foyer e o salão principal, tem entrega prevista para agosto de 2.

O Museu Botafogo é fruto da parceria firmada entre o Clube e a MUDE, empresa que já concebeu e implementou 16 museus em sete países, entre eles o Museu Flamengo, River Plate, Benfica, Juventus, Wembley Stadium e o Museu da Conmebol. Com este empreendimento, o Botafogo quer alçar General Severiano ao patamar dos grandes museus de clubes do mundo.

O investimento total no projeto será de 18 milhões de reais, sendo 10 milhões relativos à primeira fase, a ser inaugurada no ano que vem. No projeto, há também a previsão de um restaurante no terraço do futuro museu – o Clube já negocia com potenciais interessados.

Abrangendo no projeto museográfico 13 áreas temáticas, experiências audiovisuais imersivas e atrações interativas, o Museu Botafogo tem até o momento o patrocínio da TIM, Grupo Cataratas, Trem do Corcovado, com apoio das Secretarias Estadual e Municipal de Cultura, e contará a história dos maiores ídolos e glórias do Botafogo de Futebol e Regatas, sem esquecer do amor e da superstição que definem tão bem a relação com sua torcida.

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo