Conhecida como a maior feira de beleza das Américas, a Beauty Fair reuniu, entre os dias 09 a 12 de setembro, as principais tendências do mercado em sua 18ª edição. Com o espaço Expo Center Norte, em São Paulo, ocupado por milhares de pessoas, as mais de 2 mil marcas expositoras mostraram ao público suas novidades durante os cinco dias de evento.
Contando com presenças ilustres, como da apresentadora Sabrina Sato, o foco ficou nas manifestações culturais e nas relações humanas, atrelando isso às formas como a beleza dita os comportamentos pelo mundo. Nesta edição, por exemplo, os debates e demonstrações ficaram para as cores inovadoras de maquiagem, cabelos coloridos e novos cortes.
Outra coisa interessante foi o workshop apresentado pela Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), que levantou a importância do trabalho das influenciadoras junto ao mercado visando a promoção de campanhas de valor. Além disso, as marcas procuraram, durante todos os dias da feira, desenvolver uma rede de relacionamento direta com o público e atuar como uma plataforma de negócios, se utilizando do diálogo, demonstrações e sentimentos.
Fofura e nostalgia com a linha Ursinhos Carinhosos, da Dalla
A Dalla, marca brasileira de cosméticos e maquiagens, apostou no marketing de nostalgia ao apresentar os Ursinhos Carinhosos – famoso desenho animado da década de 1990-, para difundir os produtos naturais entre o público adulto acima dos 30 anos. Dentro da linha, existem 53 produtos diferentes, entre bases, máscaras, sombra, blushes e delineadores. De acordo com Eliane Dalla Vecchia, fundadora e CEO da empresa, a ideia é fazer com que as gerações passadas possam se identificar com os produtos.
“A linha tem essa pegada meio infantil, mas foi desenvolvida para adultos, estamos trabalhando com a nostalgia. A Cloudco Entertainment, detentora da franquia dos personagens, nos convidou para que pudéssemos fazer um trabalho de licenciamento. E a gente quis fazer algo muito colorido, mas que não fosse infantil. O nosso objetivo é trazer o afeto e nostalgia por meio dos Ursinhos Carinhosos”, revelou Eliane.
A representatividade da beleza pela Linha Raizes do Morro, da Skala
Outro destaque foi a Skala Cosméticos por meio da Linha Raízes do Morro. O lançamento, que visa demonstrar a importância de desmistificar o conceito de beleza, abriu as mais diversas possibilidades de beleza pela preservação da singularidade de cada indivíduo.
“A Linha Raízes do Morro é nosso tributo às raízes profundas e histórias vibrantes das quebradas, e para nós nasceu de forma natural, já que Skala sempre manteve uma conexão íntima com os consumidores das favelas. E, ao unir forças com a Gerando Falcões, criamos um movimento que eleva a beleza a um patamar ainda mais significativo”, explicou Bruna Veneziano, Diretora de Marketing da Skala Cosméticos.
Antes de lançar a linha, a marca convidou moradores de diversas comunidades pelo país para debaterem insights sobre suas expectativas e o que desejavam em relação aos produtos, como a importância de cabelos nutridos e fortalecidos. Além disso, a Skyla teve a contribuição da ONG Gerando Falcões, que atua por meio de programas que dão oportunidades de educação e capacitação profissional nas quebradas.
A inovação e a tradição do pioneirismo da Nina Makeup
Pioneira no ramo da maquiagem 100% nacional, a Nina Makeup preparou dois estandes com cerca de 65 novos produtos, com destaque para tons de base, blushes e corretivos de alta qualidade. Unindo a tradição da textura matte à tendência de efeito glow, a marca trouxe diversas combinações para todos os estilos.
“Nosso compromisso com a inovação, qualidade e uma identidade de marca renovada ressalta nossa premissa de fornecer cosméticos que inspiram e ressaltam a beleza da mulher brasileira”, diz Shirley Costa, CEO e fundadora da Nina Makeup.
Nas embalagens, a marca também trouxe novidades, que agora conta com uma versão mais sofisticada. A ideia, segundo Shirley, é celebrar as suas raízes e, ao mesmo tempo, abraçar as tendências. A fusão do padrão de qualidade com esta perspectiva fresh promete fortalecer ainda mais o panorama da beleza nacional nos próximos anos.
No fim, após cinco dias de evento, o saldo foi positivo para todas as empresas que trabalham com o desenvolvimento do mercado de beleza, como varejo, indústria e salões. Com estratégias diferenciadas e diretas com o público, a Beauty Fair deste ano trouxe novidades que estão aliadas a uma pluralidade dos mais diferentes tons de pele e estilos.