Famosos por Tânia Voss

Paulinho Moska e Patrícia Ahmaral lançam “Jardim da Noite”

Com participação especial de Paulinho Moska, a cantora mineira Patrícia Ahmaral lança “Jardim da Noite (Esses Dias)” canção inédita,

composta por Zeca Baleiro sobre poema de Torquato Neto.

O single já está disponível nas plataformas digitais e antecipa mais uma faixa do repertório do álbum “A Coisa Mais Linda Que Existe – Patrícia Ahmaral Canta Torquato Neto – vol.2”, segunda parte de um projeto duplo em que a intérprete gravou parcerias musicais do poeta piauiense,

no primeiro songbook dedicado a esse autor.

O poeta piauiense Torquato Neto (1944-1972), multiartista, um dos mentores da Tropicália e letrista em obras seminais na história da canção brasileira moderna, segue com uma impressionante produção póstuma, desde sua morte há 50 anos.

Além de documentários, reuniões, teses acadêmicas, mostras em torno de seu legado artístico, sua criação “musical” encontra-se em plena construção, em parcerias da lavra de novas gerações de autores e autoras.

É o caso de “Jardim da Noite (Esses Dias)”, que o compositor Zeca Baleiro cunhou no ano de 2018, num dos contatos com a poesia de Torquato. A faixa, ainda inédita em disco, acaba de ser gravada pela cantora Patrícia Ahmaral e já está disponível nas plataformas digitais.

Ao modo confessional do poeta, a canção abre com os versos “repara a cor do dia/ reparo a torre da TV/ não há madrugada mais fria/ do que esses dias sem você…” e traz uma emocionante participação do compositor e cantor Paulinho Moska , dividindo a interpretação com Patrícia.

Com produção musical do multiinstrumentista Rogério Delayon, o single é o segundo e último, antecipando o repertório do álbum “A Coisa Mais Linda do Existe – Patrícia Ahmaral canta Torquato Neto

– vol.2”, segunda parte do projeto duplo, em que Patrícia canta músicas de Torquato feitas com Gilberto Gil, Edu Lobo, Caetano Veloso, Jards Macalé, Chico César, Nonato Buzar, Carlos Pinto, entre outros nomes. O primeiro single deste volume 2 foi “Go back” (Sérgio Britto e Torquato Neto), faixa lançada em abril (https://found.ee/goback).

O poema em múltiplas canções:

Zeca Baleiro revela que compôs “Jardim da Noite (Esses Dias)”, a partir da leitura de “Torquatália – Do lado de dentro” (Editora Rocco, 2004), livro do escritor e jornalista Paulo Roberto Pires, que reúne toda a produção escrita conhecida de Torquato Neto.

Curiosamente, coerente ao aspecto fragmentário que marca a obra do autor piauiense, trechos do mesmo poema são citados na canção “Chapada do Corisco”, de 1972, com Carlos Pinto, também parceiro de Torquato em “Três da Madrugada” e “Todo dia é dia D” e, mais recentemente, em “Cor do Dia” (Jabuti Fonteles e Torquato), faixa do álbum ”Torquato Neto – Inéditas Entre Nós” (2019), produzido com autores do Piauí. Há uma composição de Carlos Galvão, conterrâneo e contemporâneo do poeta, sobre o poema “Jardim da Noite”, mas que permanece inédita.

O álbum duplo:

Com 10 faixas, “A Coisa Mais Linda do Existe – Patrícia Ahmaral canta Torquato Neto – vol.2” será lançado na íntegra, no início de junho próximo. Nele, Patrícia gravou exclusivamente canções de letras mais líricas de Torquato, em que ele versa sobre o amor. Assim como “Go back” e “Jardim da Noite (Esses Dias)”,

outras obras, como “Um dia desses eu me caso com você” (Torquato Neto e Paulo Diniz), “O nome do mistério” (Torquato Neto e Geraldo Azevedo) e “Pra dizer adeus” (Torquato Neto e Edu Lobo) dão o tom do repertório.

Já o primeiro volume do projeto, “Um Poeta Desfolha A Bandeira – Patrícia Ahmaral Canta Torquato Neto – vol.1”, com nove faixas, está disponível nas plataforma digitais, desde 10 de novembro de 2022, data que marcou o cinquentenário de morte do poeta.

Nele, Patrícia Ahmaral gravou canções com discursos mais existencialistas do letrista, como as tropicalistas “Geléia Geral” (Torquato e Gilberto Gil) e “Mamãe, coragem” (Torquato e Caetano Veloso) ou “Quero Viver” (Torquato e Chico César) e “Cogito” (Torquato e Rogério Skylab), entre outras e trouxe também participações de peso, como as de Chico César, Jards Macalé e da Banda de Pau e Corda (PE).

Ouça aqui:  https://found.ee/patricia-ahmaral-canta-torquato-neto-1

Tania Voss

Tânia Voss é jornalista formada, colunista social e assessora de imprensa. Tudo começou no Jornal Destaque do município de Taboão da Serra, na editoria de variedades com entrevistas de cantores e artistas famosos da época. Em breve, completará 35 anos de carreira e profissionalismo no Jornalismo. Desde a faculdade atua na área de variedades e especialmente com famosos. Começou escrevendo a Coluna do Gugu nos jornais impressos Popular da Tarde e Diário Popular, depois foi a primeira jornalista e colunista social ainda desconhecida a brilhar no famoso jornal do povão Notícias Populares, agitando o Brasil com suas manchetes bombásticas. Hoje no mercado existem livros e teses sobre o trabalho da jornalista quando trabalhava nos anos 90 no NP. De lá pra cá foi jurada em programas de TV, programas de rádio com notícias de famosos, troféus e homenagens. Como colunista escreveu e representou a Revista Raça Brasil e Raça Visual, por todo o Brasil e exterior.. Colunas em várias revistas, jornais, sites e atualmente assina uma página de famosos no site Cartão de Visita do Portal R7, tem o blog Universo da Fama, além de participações no site da Rede Brasil . As casas mais badaladas, restaurantes, bares, festas, lançamentos, shows, entrevistas, eventos sociais em geral, coletivas de imprensa, bastidores e tudo sobre o meio artístico você vai encontrar aqui. @tania.voss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo