A campanha Setembro Verde, de conscientização e incentivo à doação de órgãos, ganha um reforço importante em 2023: personalidades como Xuxa Meneghel, o ex-jogador Raí; os atores Antônio Fagundes e Carmo Dalla Vecchia; os cantores Luiza Possi e Thiago Arancam; as jornalistas Sonia Abrão, Adriana Araújo e Patricia Maldonado; além do locutor Cid Moreira e da apresentadora Daniela Albuquerque, deixaram mensagens de apoio.
O maior entrave hoje na doação de órgãos não é individual, mas sim da família. No Brasil, a doação de órgãos e tecidos só será realizada após a autorização familiar. Somente no primeiro semestre do ano, 49% das famílias se negaram a doar os órgãos de parentes declarados com morte encefálica. Este número, face ao da lista de espera para transplantes de órgãos, que, em média, é de 65 mil pessoas, é alto e tem de ser reduzido urgentemente.
Xuxa deixou uma mensagem clara: ela revela ser doadora de órgãos e cobra que a população fale mais sobre o assunto. Em 2023, o mote da campanha é justamente a comunicação entre as famílias. “A família é responsável pela decisão final, não tendo mais valor a informação de doador de órgãos registrada no documento de identidade”, analisa. “Fale para seus familiares que você é doador. Pergunte a eles se doariam seus órgãos também”, pede ela, que finaliza sua fala com a frase: “Doar é um ato de amor, salva vidas”.
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A participação de Xuxa faz parte de uma ação exclusiva do Grupo de Fígado do Rio de Janeiro, entidade de classe que reúne hepatologistas do Estado do RJ, promove congressos, discussões e estudos sobre as doenças do fígado e, especialmente, o transplante.
A jornalista Adriana Araújo fez um esclarecimento importante. Como no Brasil não há lei que determine quem deve doar, fica a cargo das famílias. Por isso, a necessidade de conscientizar. Documento de identidade, testamento, declaração ajuizada… Nada mais tem valor jurídico que a autorização familiar.
O Setembro Verde é uma ação social, sem fins lucrativos, e consiste em conscientizar, alertar e incentivar a população. É realizada por todo o Brasil, com atividades regionais, e também com apoio da sociedade civil e de empresas. No Rio de Janeiro, o Grupo de Fígado atua em parceria com a Sociedade de Nefrologia do Rio de Janeiro, a Sonerj, já que fígado e rins são as segunda e primeira causas de transplantes.
Durante o mês de setembro, órgãos públicos, monumentos e prédios estão sendo iluminados de verde, cor da campanha, para chamar a atenção da população. No domingo, dia 24 de setembro, aconteceram atividades entre médicos, pacientes transplantados e pacientes à espera de transplante na Roda Gigante Star, do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. Ícone da cidade, a roda-gigante exibiu frases da campanha.