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ReferĂȘncia na gastronomia, Bruna Hermogenes relata desafios do empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital surgiu como uma oportunidade para quem busca ter o próprio negócio. Durante a pandemia, esse novo modo de empreender foi acelerado, o que tornou notåvel o aumento das vendas de infoprodutos. Mentorias, podcasts, videoaulas, tutoriais e ebooks estão entre os produtos digitais que ganharam espaço nesse novo mercado.

A empresåria e gastrÎnoma Bruna Hermogenes (@cozinheja) é um exemplo de sucesso nesse ramo. Ela, que era executiva de uma grande empresa de varejo, sonhava com o empreendedorismo, mas ainda não sabia em qual årea investir. Esse cenårio passou a mudar quando Bruna começou estudar gastronomia. Depois, ao ministrar um workshop sobre culinåria, se viu ainda mais na årea.

“Acho legal comerem minha comida e elogiarem, mas fico feliz mesmo, quando alguĂ©m aprende comigo. Me alegra ver reproduzirem o que transmito, ainda mais quando Ă© o aluno quem Ă© elogiado. Meu prazer Ă© no ensinar, por isso, o meu foco no digital sempre foi democratizar o ensino gastronĂŽmico e chegar em todas as partes do mundo. Trabalhar tambĂ©m como influencer Ă© quase como um hobby, algo complementar. Escolho a dedo marcas que gosto muito, aprovo e utilizo na minha rotina”, comentou.

ApĂłs passar a empreender no digital, a gastrĂŽnoma viu que o cenĂĄrio Ă© desafiador. Bruna comenta que ter um negĂłcio nesse ramo requer resiliĂȘncia, afinal, as mudanças sĂŁo constantes. AlĂ©m disso, Ă© importante ser flexĂ­vel e se adaptar sem perder a essĂȘncia. Para a empreendedora, persistir foi promissor, e hoje ela faz sucesso com seus infoprodutos.

“Me emocionei quando vi meu primeiro e-book, o ‘Airfryer Ă© vida’, se tornar best-seller, porque dediquei muito tempo a ele. Surgiram muitos problemas no meio do caminho, dĂșvidas e, claro, a falta de conhecimento de como gerenciar um negĂłcio. VĂȘ-lo deslanchar me deu um gĂĄs absurdo para seguir na missĂŁo da cozinha na prĂĄtica e sem complicaçÔes”, contou.

“JĂĄ o segundo best-seller tambĂ©m foi uma surpresa. Ele foi um fenĂŽmeno ainda mais rĂĄpido que o primeiro. Chorei muito nesse, pois fui muito criticada pela sĂ©rie de massas em uma panela sĂł. Mas, minha comunidade, que jĂĄ era maior, me incentivou demais a lançar. Como a sĂ©rie de massas foi um estouro durante dois anos, criou muitos fĂŁs. Mesmo assim, como desenvolvo sempre prezando pelo ensino e nĂŁo pelos tĂ­tulos, sempre Ă© surpreendente”, completou.

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Sobre o mercado digital, Bruna pontua que a chave do sucesso Ă© a disciplina, aliada a nĂŁo deixar a essĂȘncia se perder pela comparação com o trabalho das demais pessoas que tambĂ©m estĂŁo no ramo. Ela reforça que, ao trabalhar com redes sociais, Ă© importante nĂŁo depender de likes para ter motivação, ou para trabalhar. A gastrĂŽnoma comenta ainda que ser um mercado promissor e que, quem se dedica no desenvolvimento de seus produtos, vai se consolidar.

“O boom com certeza foi a pandemia, com a necessidade das pessoas de fazerem diversas atividades sem sair de casa. Com isso, elas perceberam que com a flexibilidade do online dĂĄ pra aprender muita coisa. Hoje em dia existem desde cursos rĂĄpidos de desenho, a cursos completos de costura profissional; ebooks de culinĂĄria, a cuidados com plantas. A junção das redes sociais, comunidades e vendas Ă© o que faz isso continuar muito em alta. NĂŁo Ă© o curso de um desconhecido, Ă© alguĂ©m que vocĂȘ passou a confiar, te ensinando algo que vai transformar sua vida pra melhor, seja em qual ĂĄrea for”, concluiu.

Gabriella Vivere

Gabriella Vivere, tem em seu currĂ­culo um vasto conhecimento tanto na comunicação, quanto em gestĂŁo de empresas. AlĂ©m de jornalista, em seus mais de 15 anos de experiĂȘncia em conectar pessoas e empresas, ela tambĂ©m Ă© especialista em vendas, grandes marcas, commodities e mercado internacional. A paixĂŁo por comunicação surgiu apĂłs trabalhar em uma agĂȘncia multinacional de notĂ­cias. Seu talento e expertise com novos negĂłcios lhe deram visĂŁo para ampliar suas conexĂ”es e experiĂȘncias profissionais.
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