Coluna Rodrigo Teixeira

Salta, destino na Argentina, fica em 3º lugar em votação internacional

A arquitetura da cidade argentina foi destaque por despertar o interesse nos turistas, juntamente com Quito (Equador) e Rio de Janeiro. Estudo foi realizado pelo portal Buildworld com diversos destinos ao redor do mundo

O noroeste argentino ganhando destaque internacional. Salta, capital da província homônima, foi escolhida uma das três cidades da América do Sul que mais despertaram interesse nos turistas por sua arquitetura. A apuração ocorreu através de um estudo realizado pelo portal Buildworld, que analisou avaliações de sites internacionais de arquitetura e elaborou um ranking com os destinos em todo o mundo. Além de Salta, na região foram nomeadas Quito (Equador), em primeiro lugar, e Rio de Janeiro, na segunda posição.

O levantamento levou em consideração o patrimônio histórico saltenho, que é representado por suas igrejas e edifícios coloniais. 72,7% das atrações da cidade foram classificadas com, pelo menos, 4,5 estrelas no Tripadvisor (site no qual a análise se baseou). A cidade no noroeste argentino teve a maior concentração de edifícios excepcionais com destaques e ficou na 19ª posição entre todas as cidades do mundo.

A escolha de Salta como um dos melhores destinos turísticos da região é uma constatação do seu valor histórico e cultural. Seu patrimônio arquitetônico é uma referência, que encantou turistas de todos os continentes. Sua tradição e história se refletem nas ruas de paralelepípedos, praças e casarios preservados, desde a Catedral Basílica de Salta até a imponente Igreja de São Francisco. Elementos que a tornam um dos mais bem preservados da Argentina. Para dar mais representatividade ao contexto de atrativos da capital saltenha, são sugeridos os 10 principais atrativos para se visitar na cidade:

  • Catedral Basílica de Salta: Construída no século XIX, é um exemplo impressionante da arquitetura neoclássica. Sua fachada e seu interior abrigam relíquias religiosas valiosas.
  • Conselho Municipal de Salta: Abriga o Museu Histórico do Norte e oferece aos visitantes uma visão da história da cidade e da região. Foi sede do governo de 1626 a 1888 e declarado monumento nacional em 1936.
  • Igreja de São Francisco: Erguida no século XVII, é conhecida por sua fachada esculpida em pedra e pela torre do sino, a mais alta da América do Sul, com 54 m e abrigando o Sino da Pátria – produzido com os canhões dos monarquistas rendidos na Batalha de Salta.
  • Museu de Arqueologia de Alta Montana (MAAM): Entidade que abriga uma coleção exclusiva de crianças incas encontradas na região do vulcão Llullaillaco.
  • Museu Güemes: oferece uma visão profunda da história argentina e da figura do herói nacional da Argentina, General Martín Miguel de Güemes.
  • Teatro Provincial de Salta: Uma referência para os amantes das artes cênicas. Sua fachada e interior destacam a arquitetura da época e é palco de diversas apresentações culturais.
  • Palácio Legislativo de Salta: Sede da do poder legislativo provincial e sua majestosa fachada encanta os pedestres. Seu interior também chama a atenção pelos detalhes e acervo.
  • Museu de Bellas Artes: Uma referência internacional que abriga coleções de artistas argentinos e estrangeiros.
  • Convento de São Bernardo: Erguido no século XVIII, o monastério é conhecido por sua arquitetura clássica colonial.
  • Morro de São Bernardo: Embora não seja um edifício propriamente dito, a vista panorâmica do topo da colina chama a atenção de quem a visita. O acesso pode ser realizado através de um teleférico

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo