Coluna Rodrigo Teixeira

TV Aparecida destaca realidade da Fome no Brasil

"Arquivo A", quinta-feira, às 22h

O “Arquivo A” desta quinta-feira (23/2), às 22h, vai falar sobre a Fome no Brasil. Dentro do contexto da Campanha da Fraternidade 2023 – Fraternidade e Fome, o programa da TV Aparecida traz na pauta a realidade dos brasileiros que vivem sem saber quando será sua próxima refeição.

A reportagem, feita pela jornalista Camila Morais, destaca que apesar da garantia de alimento ser um direito previsto na Constituição Federal, a população brasileira, composta por 214 milhões de brasileiros, tem 125 milhões que vivem a insegurança alimentar. E que o mais alarmante é a realidade de 33 milhões de pessoas que estão famintas, sem ter absolutamente nada para comer.

Será mostrado ainda que 27 milhões de toneladas de alimentos vão para o lixo todos os anos no Brasil. Mas o que chama a atenção é que 80% desse desperdício, ou seja, mais de 21 milhões de toneladas, se perdem no manuseio, no transporte e nas centrais de abastecimento.

Uma constatação da reportagem é de que o Brasil, considerado o “celeiro do mundo” pelas toneladas de grãos exportadas, não consegue garantir alimento para sua própria população, mas que um dos caminhos que pode colocar comida na mesa com fartura é a agricultura familiar, cultura de subsistência ou agroecologia.

A repórter Camila Morais dá alguns detalhes da reportagem:

“O objetivo deste Arquivo A foi mostrar ações concretas de combate à fome no Brasil, desde alimentar as pessoas que estão em situação de rua até na questão do combate ao desperdício de alimento, além da promoção de políticas públicas que desenvolvam a agricultura familiar. Desta forma, fomos até o Norte de Minas Gerais e conversamos com famílias que vivem da agricultura familiar e, com o excedente, é possível fazer uma renda extra, vendendo em feiras comunitárias o que elas mesmas produzem.”

Ficha técnica:
Auxiliar: Luis Henrique
Cinegrafista: João Eder
Produção: Idalina Miranda

“Arquivo A”, quinta-feira, às 22h

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo