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Inflação de alimentos: o que esperar em 2025

Queimadas, estiagens prolongadas e valorização do dólar foram alguns dos principais fatores que influenciaram a inflação no Brasil

O último trimestre de 2024 foi  marcado por um aumento significativo nos preços dos alimentos no Brasil. Fatores climáticos, como queimadas, estiagens prolongadas e a valorização do dólar contribuíram para a inflação. Diversos alimentos foram impactados negativamente. Entre os maiores aumentos foram a laranja-lima (25%), o óleo de soja (8,38%), o tomate (8,15%) e o café (2,79%), além de produtos básicos como carne, leite, pão francês e manteiga.

A valorização do dólar foi um dos maiores vilões. Segundo o CEO da exportadora de grãos AgroDakila, Urandir Fernandes de Oliveira, o câmbio teve impacto decisivo nos últimos meses. “Insumos agrícolas, alimentos, ingredientes e matéria-prima usada na produção de alimentos ficaram mais caros. Tudo isso é cotado em dólar no Brasil. Isso afeta diretamente a produção de trigo, soja e outros grãos essenciais para a alimentação humana e de animais”, explica. 

Para 2025, as expectativas apontam para uma possível redução ou pelo menos uma estabilização nos preços. Apesar dos aumentos significativos, as primeiras estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra de grãos de 2024/25 indicam uma produção recorde, com um aumento de 8,3% em relação à safra anterior. Isso poderia aliviar os preços dos alimentos devido ao aumento da oferta, em especial a produção de arroz deve crescer 13,8% e a de feijão 0,5%.

Para Urandir Fernandes de Oliveira, a melhoria das condições climáticas é uma das premissas para a redução dos preços dos alimentos: “Se essas estimativas se concretizarem, poderemos ver uma redução nos preços dos alimentos, o que seria benéfico para todo o setor gastronômico e, claro, para os consumidores”, porém, o essa melhoria depende também das condições climáticas e da estabilização do câmbio.

Gabriella Vivere

Gabriella Vivere, tem em seu currículo um vasto conhecimento tanto na comunicação, quanto em gestão de empresas. Além de jornalista, em seus mais de 15 anos de experiência em conectar pessoas e empresas, ela também é especialista em vendas, grandes marcas, commodities e mercado internacional. A paixão por comunicação surgiu após trabalhar em uma agência multinacional de notícias. Seu talento e expertise com novos negócios lhe deram visão para ampliar suas conexões e experiências profissionais.
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