Coluna Rodrigo Teixeira

Exclusivo! Conheça Gaia do Brasil: artista que fez Xuxa chorar

Xuxa se emocionou com a interpretação corporal da artista

Maria Clara Ferré, com nome artístico de  Gaia do Brasil, é uma artista natural de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, que vem ganhando destaque na cena drag nacional e internacional. Com sua performance marcante e poderosa, Gaia se tornou o momento mais memorável para a icônica apresentadora Xuxa Meneghel durante a Caravana das Drags, novo reality da Prime Vídeo

“Meu trabalho é sobre comunicação, inclusão e brasilidade! A arte é a ferramenta que uso para passar minha mensagem e estar com o público”, afirma a artista que tem formação em dança e consciência corporal. Gaia utiliza sua arte como ferramenta para transmitir sua mensagem e se conectar com o público. 

“Sou uma porta voz da minha comunidade, todo o tempo procuro propor diálogos e formas de entendermos o nosso lugar na sociedade”, diz a artista que em suas redes sociais tem alcançado números expressivos. 

No Instagram e Facebook, têm alcançado uma média de 50 mil impressões e 1000 curtidas por publicação, com um total de 12,2 mil seguidores no Instagram. Suas performances de manifesto têm impactado o público ao redor do mundo. E sua existência como mulher trans e gorda na arte drag tem sido uma importante forma de resistência que ecoa em uma plataforma mundial.

Gaia do Brasil / Divulgação - Blad Meneghel
Gaia do Brasil / Divulgação – Blad Meneghel

Determinação e paixão pela arte

A trajetória de Gaia até o momento atual não foi fácil, mas sua determinação e paixão pela arte drag a mantiveram firme em seu caminho. Antes de se tornar uma artista reconhecida, Gaia trabalhava como feirante e comerciante, enquanto desenvolvia suas habilidades artísticas como forma de expressão e realização pessoal.

Um dos momentos mais marcantes na vida de Gaia, segundo a própria artista,  foi sua participação em um reality show, onde aceitou e revelou sua verdadeira identidade como mulher trans. Ao retornar para casa, ela retificou seus documentos para refletir sua identidade de gênero, mostrando coragem e autenticidade em sua jornada de vida.

“Estar no reality e estar vivendo minha verdadeira identidade durante o programa, sim eu aceitei minha transição durante o programa e ao voltar para casa retifiquei meus documentos para a Maria que sou”, disse Gaia do Brasil.

Leia mais:

Milionário canta sucessos ao lado de Paraná em um show surpreendente e inesquecível

Amanda Françozo abre discussão sobre direitos e deveres do cidadão

Willian Herculano: modelo e embaixador do Mister Brasil revela sua rotina para manter sua saúde física e mental

Gaia se considera uma porta-voz de sua comunidade, buscando constantemente propor diálogos e formas de entender o lugar das pessoas LGBTQ+ na sociedade. Sua arte gera questionamentos e possibilita experiências significativas para o público, aproximando as pessoas e promovendo a inclusão.

Além de seu trabalho como artista drag, Gaia também tem se dedicado ao audiovisual, participando de um seriado documental e realizando palestras e performances em diversas partes do país. Ela é reconhecida por sua luta e resistência como pessoa gorda e travesti, sendo uma inspiração para muitos que desejam seguir uma carreira na arte drag.

Gaia do Brasil / Divulgação - Blad Meneghel
Gaia do Brasil / Divulgação – Blad Meneghel
Gaia do Brasil / Divulgação - Blad Meneghel
Gaia do Brasil / Divulgação – Blad Meneghel

Emoção de Xuxa

Apesar das barreiras enfrentadas, Gaia não pensa em desistir da sua carreira, e sim em reformular seu trabalho quando necessário. Ela já ganhou prêmios relacionados ao seu trabalho artístico em editais de fomento à cultura, e seus planos para o futuro incluem continuar trabalhando no audiovisual, com gravação de um novo seriado documental e realização de palestras e performances pelo país.

Confira o depoimento de Xuxa:

https://www.instagram.com/p/CrLpHSeAofW/

Gaia considera sua relevância social como um ato de revolução, sendo uma pessoa gorda e travesti em um programa de nível mundial. Sua arte gera questionamentos e possibilidades, aproximando o público e trazendo-o para vivenciar junto com ela seus momentos de performance.

Gaia do Brasil é uma artista que marcou Xuxa Meneghel e vem lutando e resistindo como uma voz importante na comunidade artística drag do Brasil. “A arte é sobre arriscar e fazer a diferença”, finaliza a drag.

Gaia do Brasil / Divulgação
Gaia do Brasil / Divulgação

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo