O folhetim de Glória Perez, “Travessia” apresentou na noite desta quinta-feira (27) a discussão de um tema considerado como tabu pela sociedade brasileira: as pessoas assexuadas. Na trama, Rudá (Guilherme Cabral), filho da personagem Guida (Alessandra Negrini), é um jovem que se encontra no período de descobertas em relação à sexualidade.
Durante parte da novela, ele é pressionado por seu padrasto Moretti (Rodrigo Lombardi) e sua mãe a se relacionar com garotas, o que lhe causa grande desconforto e irritação. Sem compreender o que acontece, seu padrasto chega a acreditar que o enteado seja homossexual.
No decorrer do enredo da novela, após muitos questionamentos, a trama se desdobra e chega ao ponto da descoberta da assexualidade do personagem, ou seja, uma pessoa que não experimenta atração sexual e não possui desejos sexuais.
Durante a exibição do capítulo desta quinta-feira, Rudá conversa com Caíque (Thiago Fragoso), namorado de sua tia Leonor e durante o diálogo, para clarear os pensamentos do jovem, Caíque mostra ao sobrinho a possibilidade de assexualidade e como ele pode lidar com a opção sexual.
“É chato mesmo sofrer essa pressão. Passei por isso. Passei não, continuo passando! (…) Rudá, você se acha parecido comigo?”, disse Caíque.
Veja também:
- BBB23: Fred retorna ao jogo repleto de informações; Cara de Sapato começa reinado junto com seus plebeus
- “Travessia” discute violência contra a mulher com boa abordagem sobre a Lei Maria da Penha
- BBB 23: Noite de eliminação e retorno surpresa para a casa mais vigiada do país
A questão da assexualidade como opção escolhida por homens e mulheres pode ser mais comum do que se imagina. Em 2020, o reality show Big Brother Brasil contou com a participação do brother Victor Hugo, que publicamente expôs que era uma pessoa assexuada. Ele tratava o assunto abertamente com os demais participantes do programa e na ocasião o tema discutido ganhou grande repercussão na sociedade.
Glória Perez, autora de “Travessia” mantém sua característica ao trazer para o horário nobre, temas e assuntos que refletem a sociedade. Algo válido, pois o horário é significativo e conta com audiência do público que reflete as importantes questões presentes no dia a dia do convívio familiar e social dos brasileiros.