Coluna Rodrigo Teixeira

TV no Brasil celebra mais de 70 anos liderando audiência e investimentos publicitários

Na próxima sexta-feira (11), o Brasil celebra o Dia da Televisão, uma data que marca o início de uma revolução no entretenimento e na informação do país. Desde a sua chegada, em 1950, a televisão tem sido uma presença constante e influente na vida dos brasileiros, moldando a cultura, conectando pessoas e disseminando informações para milhões de lares em todo o território nacional.

Mesmo com o avanço das plataformas digitais, a televisão continua sendo um dos meios de comunicação mais populares no Brasil. De acordo com o Conselho Executivo das Normas-Padrão – Cenp, dos cerca de R$ 21 bi investidos em publicidade no Brasil no ano de 2022, mais de R$ 10 bi (48%) destinaram-se às TVs Aberta (41,7%) e Paga (6,3%), com grandes marcas investindo na ampla audiência da telinha.

E uma detalhada pesquisa da Tunad, plataforma de Inteligência de Mídia, analisou as 10 marcas que mais anunciaram (em quantidade aproximada de inserções somadas na TV Aberta em 15 mercados e TV Paga nacional), durante o 2º trimestre de 2023. No ranking percebe-se que Globoplay (37.700), Dove (24.600) e SKY (24.000) foram as marcas que mais tiveram frequência no segmento de TV Aberta, ultrapassando o volume de 24 mil inserções durante o período. Apesar de ter alcançado o 3o lugar no ranking do trimestre, a SKY não realizou veiculação de inserções desde junho de 2023, retirando-se da mídia off. Na TV Paga, Disney Plus, operadora Claro e MaxMilhas foram as marcas com maior exposição, com 44.200, 38.100 e 35.300 inserções respectivamente.

Neste contexto, é interessante pontuar que na TV aberta, Globoplay, sendo o anunciante de maior volume de inserções, demonstra a força da TV para alavancar o online. Já na TV Paga, dentre as 10 marcas que mais anunciaram, 40% são as de serviços de streaming. Em relação ao valor médio gasto entre as 10 marcas que mais anunciaram na telinha durante o 2o trimestre de 2023, o montante alcançou R$ 67,3 mi na TV Aberta e R$ 18,7 mi no segmento Pago. Também apareceram na pesquisa as marcas Claro, Rexona, Viva Sorte, Mercado Livre, Banco do Brasil, Bradesco e Vivo, na TV Aberta, e Star +, HBO Max, Kayak, Open English, Globoplay, Emma e Betano na TV Paga.

“Diante desse cenário, o Dia da Televisão no Brasil ganha mais significado, uma oportunidade para reconhecer o papel desse meio de comunicação na vida de milhões de brasileiros, permanecendo como um pilar central da cultura, do entretenimento e também no fomento do digital no país”, explica Ricardo Monteiro, COO da Tunad.

Para acessar ao estudo, basta clicar em bit.ly/3qq6gY7

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 13 anos de carreira. Formado em jornalismo pela Estácio de Sá e pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, inclusive á produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins.

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