CuriosidadesEmpresasEspecialistas

Adriel Araújo: da infância humilde ao protagonismo no universo das apresentações corporativas

Como o jovem que sonhava com um futuro melhor tornou-se referência nacional em educação para apresentações

A trajetória de Adriel Araújo é marcada por superação, propósito e transformação. Filho de uma família humilde que migrou da Bahia para São Paulo em busca de melhores condições de vida, Adriel cresceu com o exemplo de esforço incansável dos pais. Determinado a mudar sua realidade e tendo estudado em escola pública a vida inteira, conquistou uma bolsa integral para cursar Marketing, em um primeiro passo para abrir caminhos que hoje o colocam como referência nacional em apresentações profissionais. “Meu pai era limpador de vidros em prédio e sempre dizia para mim e minha irmã: estudem e trabalhem para não passar pelas mesmas dificuldades que eu passei”.

Aos 23 anos, enquanto ainda cursava a faculdade, Adriel conquistou seu primeiro grande feito, ocupando uma vaga de estágio na Editora Abril, uma das maiores editoras da América Latina. Em apenas três meses, foi efetivado, dobrando seu salário, e foi ali que começou a perceber o poder das apresentações como diferencial competitivo, influenciado pelo conselho de um diretor que sempre dizia: “Você tem que botar o ovo e cacarejar”. “Entrei com a cabeça de que essa era minha oportunidade de vida. Fiz o meu melhor, e o reconhecimento veio rápido”.

Essa compreensão o acompanhou ao longo da carreira. Durante um intercâmbio nos Estados Unidos, em 2014, teve o primeiro contato com o conceito de storytelling aplicado a apresentações, e o aprendizado o transformou. Ao voltar ao Brasil, Adriel passou pela TV Globo, onde participou do “Uma Só Globo”, um dos projetos mais importantes da emissora que tinha como intuito integrar equipes e estruturas e desenvolver novas áreas de competência, consolidando sua expertise em apresentações de impacto. “Vi pela primeira vez exemplos de como Steve Jobs usava storytelling nas apresentações e aquilo explodiu minha cabeça. Eu percebi que o que eu fazia era valorizado até mesmo pela maior emissora do país, o que foi um divisor de águas”.

A virada para o empreendedorismo veio em 2019, quando Adriel decidiu compartilhar seus conhecimentos na internet. A aceitação foi imediata e, rapidamente, surgiram demandas por cursos e treinamentos corporativos, nos quais, em apenas cinco anos, sua empresa já impactou quase 10 mil alunos e treinou equipes de mais de 50 grandes empresas, incluindo Vivo, Suzano, Eletrobras e a própria Globo. “Percebi que você pode ter uma ideia genial, mas se não souber apresentá-la, ela se torna invisível. Hoje, nossa tagline é: ‘Grandes ideias precisam ser vistas’, o que me move”.

Hoje, aos 34 anos, Adriel não esconde o orgulho de sua jornada e projeta voos ainda maiores. Entre suas metas, estão posicionar sua empresa como a maior escola de apresentações do Brasil, transformar a vida de outros profissionais e ter filhos, em um futuro próximo. Além da educação, ele também atua com produção de palestras e apresentações para nomes como Thiago Nigro e Minotauro. “Quero que mais pessoas vivam o que eu vivi. Recebo relatos de alunos que conseguiram vagas no exterior ou fecharam negócios milionários por conta das apresentações que aprenderam comigo”.

Sobre os desafios, Adriel destaca a transição da carreira corporativa para o empreendedorismo como uma das fases mais difíceis e, entre os orgulhos, destaca o intercâmbio nos EUA, a fundação da própria empresa e a cultura de protagonismo que busca transmitir aos alunos. “Sair do mundo corporativo e virar CEO da minha própria empresa exigiu uma virada de chave muito rápida, e hoje lidero um time de 10 pessoas, onde a meta é crescer ainda mais. Se não existir um caminho, eu vou construir um”, resume, reafirmando o espírito de superação que guia toda a sua trajetória.”

Gabriella Vivere

Gabriella Vivere, tem em seu currículo um vasto conhecimento tanto na comunicação, quanto em gestão de empresas. Além de jornalista, em seus mais de 15 anos de experiência em conectar pessoas e empresas, ela também é especialista em vendas, grandes marcas, commodities e mercado internacional. A paixão por comunicação surgiu após trabalhar em uma agência multinacional de notícias. Seu talento e expertise com novos negócios lhe deram visão para ampliar suas conexões e experiências profissionais.
Botão Voltar ao topo