CuriosidadesEspecialistas

Ayres Neto: uma vida entre culturas, arquitetura e propósito

Apaixonado por cultura, arquitetura e pessoas, Ayres Neto transforma o mercado imobiliário em um projeto de vida com propósito e impacto social

Ayres Ferreira de Santos Neto, 59 anos, é um nome que tem se destacado no mercado imobiliário de luxo em Portugal, mas sua trajetória é marcada muito antes disso, por uma curiosidade insaciável pelo mundo, pelas pessoas e pelas histórias que os espaços carregam. “Sempre gostei muito de ler e, através dos livros, meio que viajar, ir para lugares diferentes, experimentar culturas diferentes”, lembra Ayres, com o entusiasmo de quem nunca parou de explorar.

Carioca, com passagens marcantes por São Paulo, pelos Estados Unidos e agora radicado em Portugal, Ayres carrega uma bagagem multicultural rica, que se reflete diretamente no seu olhar sensível para o mercado imobiliário. “Eu achava sensacional o Indiana Jones com aquele aviãozinho indo do Marrocos para a Coreia, da Coreia para a Austrália… essa coisa de estar num lugar um dia e no outro dia em outro, interagindo com outras culturas”, conta.

Seu fascínio por arquitetura vem de berço. Suas três irmãs, uma cunhada e dois tios também seguiram a profissão, e seu avô, Raphael Galvão, foi o arquiteto do estádio do Maracanã, o que ajudou a moldar esse olhar estético e histórico que se tornaria parte essencial de sua atuação. “Sempre gostei de ver prédios interessantes, correlacionando história, arquitetura e cultura.”

Ao chegar a Lisboa, descobriu um cenário fértil para unir suas paixões: história, arquitetura e multiculturalismo. Foi assim que encontrou no mercado imobiliário mais do que um trabalho, encontrou um projeto de vida. “Portugal tem uma história fenomenal. Lisboa é mais antiga que Roma. Muita gente não sabe disso, mas é fato. Aqui você respira história.”

Sua atuação começou de forma independente, enfrentando um mercado cético, com poucos recursos, mas com muita iniciativa. “As pessoas achavam que não teria chance de dar certo. Eu acho ótimo. Adoro quando duvidam do que você vai fazer.”

Hoje, Ayres é diretor da The Agency Portugal, braço europeu da marca norte-americana The Agency. Com uma abordagem ousada, midiática e colaborativa, a empresa cresceu exponencialmente. Começamos com 15 agentes. Agora estamos chegando a 100. É um marco impressionante para uma empresa nova”, celebra.

Mas nem tudo foi fácil. Ele relata momentos decisivos em sua carreira, como a frustração de perder uma venda de alto valor por motivos subjetivos, ou o caos gerado quando a visibilidade da marca atraiu uma avalanche de clientes que sua estrutura inicial não conseguia suportar. “O sucesso descontrolado certamente vira fracasso. Tive que parar tudo e reorganizar.”

Mais do que números ou reconhecimento, Ayres se orgulha do impacto que causa na vida das pessoas com quem trabalha. “Ver alguém no meu staff, principalmente mulheres, começando do zero e conseguindo construir uma carreira, empoderadas, felizes… não tem nada que me dê mais orgulho.”

Com cerca de 75% do seu time composto por mulheres, Ayres é um defensor do ambiente positivo, da colaboração e da construção conjunta. “Não acredito em gerir com mão de ferro. Acredito em positividade. Ninguém cresce sozinho. Você precisa das pessoas certas nas posições certas.”

Para ele, sucesso é também legado. “Tive grandes mentores e acho que a obrigação de quem já viveu muito é contar sua história para quem tem 20, 30 anos. O conhecimento tem que circular, como nas tribos indígenas, do avô para o neto.”

Hoje, Ayres Neto é mais que um executivo, é um elo entre culturas, gerações e propósitos. Sua missão vai além de vender imóveis: é sobre construir pontes entre pessoas, sonhos e possibilidades reais.

Gabriella Vivere

Gabriella Vivere, tem em seu currículo um vasto conhecimento tanto na comunicação, quanto em gestão de empresas. Além de jornalista, em seus mais de 15 anos de experiência em conectar pessoas e empresas, ela também é especialista em vendas, grandes marcas, commodities e mercado internacional. A paixão por comunicação surgiu após trabalhar em uma agência multinacional de notícias. Seu talento e expertise com novos negócios lhe deram visão para ampliar suas conexões e experiências profissionais.
Botão Voltar ao topo