A Campanha AACD Teleton celebrou 25 anos de história em grande estilo. Após mais de 18 horas de transmissão ao vivo diretamente dos estúdios do SBT, a meta de R$ 30 milhões foi superada. O programa televisivo foi encerrado com o valor total de R$ 34.065.512 milhões arrecadados.
Durante o encerramento, os apresentadores Patrícia, Rebeca, Silvia e Tiago Abravanel, além de Juliette e Fafá de Belém, agradeceram a quantia arrecadada e mobilizaram o público para continuar doando. “Obrigada, Brasil! Superamos a meta. Obrigada a cada doação, a cada centavo, a cada real!”, vibrou Patrícia ao comemorar a maior arrecadação da história da Campanha AACD Teleton.
O valor será utilizado para a manutenção das unidades da AACD e investimento na cooperação técnica com instituições parceiras. Por ano, são cerca de 800 mil atendimentos a pessoas com deficiência física e pacientes ortopédicos.
“Mais uma vez não foi fácil, mas graças à solidariedade do povo brasileiro podemos comemorar agora. No entanto, é importante reforçar que as doações de pessoas físicas seguem caindo ano após ano, por isso novamente apelo para que todos sigam fazendo doações, pois a nossa existência depende dessa contribuição da sociedade”, afirmou Edson Brito, superintendente de Marketing e Relações Institucionais.
Nesta edição do Teleton, do total arrecadado até o momento, cerca de R$ 5,2 milhões vieram de doações de pessoas físicas. É possível continuar doando via Pix, site ou pelo 0500 (detalhamento abaixo).
“Hoje completamos 25 anos de Teleton e celebramos grandes conquistas como os 15 milhões de atendimentos, as 10 unidades que construímos e as parcerias de cooperação técnica que estamos fazendo pelo Brasil. Essa história continua e peço que as pessoas sigam doando para sempre atendermos com excelência pacientes de diversas partes do Brasil”, disse Valdesir Galvan, CEO da AACD.
Padrinho digital, o apresentador Celso Portiolli teve um imprevisto e não pôde participar dessa edição, mas usou a força das suas redes sociais para pedir engajamento das pessoas. Ele fez uma participação especial diretamente do hospital. A atriz Maisa Silva, madrinha digital, fez uma homenagem no palco. “Ele sempre fez o possível e o impossível por essa causa. Celso, sinta-se abraçado, estamos todos com você.”
A apresentadora Eliana, madrinha do Teleton, e o cantor Daniel, padrinho, deram depoimentos especiais sobre a história de sucesso da campanha.
“Essa trajetória desde sempre tão desafiadora que trouxe tantas transformações e ensinou ainda mais sobre a vida, sobre as pessoas, sobre aquilo que realmente importa nessa jornada: o amor. E também nos deu a certeza de que com esse amor a gente tem aquela capacidade de mudar o mundo ao nosso redor. Gostaria de agradecer a cada pessoa que ao longo desses anos se envolveu nessa missão grandiosa. Cada um que teve a sensibilidade de entender o seu papel e colaborou para que esse sonho permanecesse vivo. O Teleton seguirá se transformando”, declarou Eliana.
“Quando eu fui convidado para fazer parte dessa história eu não imaginava que 25 anos depois eu ia estar aqui. Todo ano a gente fica esperando esse dia chegar e quando chega o coração transborda de alegria e de muita esperança. A luta por inclusão e por representatividade é o que move a AACD há mais de 70 anos, sem medir esforços para que os pacientes tenham acesso ao tratamento de ponta”, enfatizou Daniel.
Música-tema
A edição de 2022 do programa emocionou o público ao trazer de volta a música-tema “Depende de Nós”, interpretada por Fafá de Belém. Outros números musicais de diversos artistas também divertiram o público: Anavitória, Dilsinho, Duda Pimenta, George Henrique & Rodrigo, Gustavo Moura & Rafael, Henrique & Diego, Joelma, Júlia & Rafaela, KLB, Lexa, Lydia Moisés, Mara Maravilha, MC Livinho, Molejo, Padre Marcelo Rossi, Patati Patatá e Wanessa Camargo.
Com o fim das restrições da pandemia da Covid-19, o programa teve a presença de pacientes da AACD na plateia e no palco. Foram muitas atrações especiais e engajamento na causa da pessoa com deficiência física.
Quebra de Página
Quebra de Página
Emissoras parceiras
Desde a primeira edição da Campanha AACD Teleton, em 1998, ano após ano vários artistas de diferentes canais de comunicação passaram pelo palco do programa de TV, a fim de reforçar o time de celebridades do SBT, que neste ano contou com Benja, Chris Flores, Danilo Gentili, Darlisson Dutra, Dony de Nuccio, Dudu Camargo, Flor Fernandes, Gabriel Cartolano, Gaby Cabrini, Helen Ganzarolli, Igor Jansen, Juliana Oliveira, Liminha, Luís Ricardo, Luiz Alano, Marcão do Povo, Marcelo Torres, Márcia Dantas, Milene Pavorô, Nadine Basttos, Nadja Haddad, Otávio Mesquita, Porpetone, Ratinho, Sophia Valverde, Silvinha Abravanel e Téo José.
Em 2022, integraram o time de apresentadores de emissoras parceiras: Ana Hikari e Mateus Solano (TV Globo); Adriane Galisteu, Ana Hickmann, Fabíola Reipert, Luiz Bacci, Reinaldo Gottino e Renato Lombardi (Record TV); Sonia Abrão (RedeTV!); Joyce Ribeiro e Quintal da Cultura (TV Cultura); Regina Volpato (TV Gazeta); e Mari Palma e Phelipe Siani (CNN). Também foram destaque as participações de Alinne Prado, Carla Vilhena, Carlinhos Maia, Isabel Fillardis, Isabella Fiorentino e Natália Deodato.
Vacinação
Ao longo da programação exibida na noite de sexta-feira, 4, sendo retomada na manhã de sábado, 5, e ocupando a grade do SBT até o início da madrugada de domingo, apresentadores, personalidades e profissionais de saúde da AACD deixaram uma mensagem importante sobre a preocupante queda da cobertura vacinal no Brasil. A AACD foi fundada em 1950 durante um surto de poliomielite, doença que deixa sequelas motoras para a vida toda e foi erradicada em 1994 no país graças à vacinação, mas agora há grave risco de retorno.
“Desde 2015 o Brasil não atinge a meta de vacinação contra a poliomielite e, no ano passado, ficamos abaixo de 70% de cobertura vacinal, o que representa um risco iminente de retorno dessa patologia. Muitas pessoas não conhecem as sequelas da pólio, que são para a vida inteira. E é uma doença facilmente evitável com a vacinação, por isso reiteramos a importância de que todos os pais vacinem seus filhos. É algo simples, basta levar em qualquer posto de saúde”, disse o Dr. Marcelo Ares, coordenador médico da AACD.
Também estiveram presente no palco do Teleton a Dra. Daniella Neves, diretora médica da AACD, para falar sobre cuidado centrado na pessoa, e o Dr. Alexandre Fogaça, médico ortopedista especialista em coluna do Hospital Ortopédico AACD, para falar sobre escoliose.
Mais evidência para a causa
O Teleton deste ano evidenciou o potencial de transformação da reabilitação oferecida pela AACD. Uma série de histórias foram apresentadas, tendo como mote o poder da inclusão. As experiências dos pacientes da Instituição relatadas mostram a cada ano que a pauta da pessoa com deficiência física precisa ser refletida na sociedade para que a comunidade tenha mais acessos e possibilidades.
Para isso, a Campanha AACD Teleton deste ano, mais uma vez, contou com a consultoria da jornalista Lari Mariano. Uma das vozes mais respeitadas do Brasil na causa da pessoa com deficiência, ela ajudou a construir as pautas do programa e dar o tom de combate ao capacitismo que o Teleton tem adotado nos últimos anos.
Além disso, para mostrar a transformação que uma reabilitação de ponta faz nas vidas das pessoas, a campanha destacou a paciente Nathalia Lopes. Secretária, ela esteve presente em diversas edições do Teleton, inclusive na primeira, em 1998, quando tinha apenas 4 anos, evidenciando o seu crescimento pessoal e profissional que só foi possível graças ao trabalho da AACD.
“É uma gratidão imensa saber que, assim como eu, muitas pessoas também foram ajudadas. Ter nascido na era Teleton e ter sido mostrada que o diferente é normal, mostrou que, mesmo com a minha deficiência, eu posso fazer tudo o que eu quiser e viver uma vida normal, sem problema nenhum”, destacou.
Além dos relatos de pacientes, apresentadores, jornalistas e influenciadores digitais com deficiência comandaram o programa e dividiram o talento e carisma com os espectadores. Fizeram parte do time Ana Clara Muniz, Blogueira PCD, Ivan Baron, Jackson Follmann, Machadinho, Pequena Lo, Vinicios Sardi e Yarley Ara.
Parceiros em 2022
A Campanha AACD Teleton contou com o apoio de marcas que se engajam na causa da pessoa com deficiência física. Entre elas: Assaí Atacadista, Bradesco, Brasilcap, Cacau Show, Caedu, Droga Raia e Drogasil, Ekkogroup, Flora (com Neutrox e Minuano), Grupo Avenida, Hipercard, iFood, Nivea, Nova Fralda Turma da Mônica Baby e Bigfral, Riachuelo, Sodiê, Uninassau e 3 Corações.
Como doar para a AACD
Pix (qualquer valor)
(11) 94311-0144
Site
Telefone (até 24/11)
0500 12345 05 – Para doar R$ 5,00
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– R$ 0,39 por minuto, chamadas terminais fixos + Impostos
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