Curiosidades

Câncer infantil: escritora lança livro-brinquedo no ITACI

Na próxima quarta (21/12), às 9h, a escritora Marina Pechlivanis e sua filha, a ilustradora Nicole Kouts, lançam a obra Grande Montanha de Pequenos Poemas (Editora Patuá) no Itaci – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (em Pinheiros, SP). Conseguimos um registro?  

O livro-brinquedo traz em cada poema um pequeno enigma ilustrado, com desafios cuidadosamente preparados para despertar sensações na mente e no coração das crianças de todas as idades.

Nicole Kouts, ilustradora e idealizadora do conceito gráfico monocromático do livro, explica o motivo da obra ser toda em preto e branco. “Queremos dar espaço às cores na mente das crianças. E preparei todas as ilustrações com a simplicidade (e a complexidade!) de um traço, por vezes um delicado grafismo, outras uma potente palavra manuscrita, estimulando as crianças a darem continuidade e desenharem e escreverem no livro também, fazendo parte da história”, conta.

Para Marina Pechlivanis tudo isso ajuda na criatividade. “E até mesmo na perspectiva de tratamento, no caso das crianças com câncer. O estimular o lado imaginativo é muito positivo e ajuda a sonhar”. 

A proposta da dupla é trazer poesia para crianças de todas as idades, em forma de texto e em forma de arte. “Somos mãe e filha fascinadas por palavras, imagens, histórias e memórias. E por montanhas. Acreditamos que as montanhas, de todos os tamanhos, escondem segredos. Uma cidade perdida, que ficou esquecida. A cratera de um vulcão extinto, com um lago misterioso. Muitos picos gelados de neve, que ninguém alcança. Um mosteiro no silêncio onde toca um sino. O eco, que multiplica a voz do vento. Uma cachoeira com suas brumas místicas. Medo, encanto, assombro e sonho. Alegria, surpresa, poesia. Tudo isso estava guardado nos nossos olhos… Mas que graça tem colecionar isso tudo só para nós? Foi por isso que tomamos uma decisão: compartilhar a nossa grande montanha de pequenos poemas”, explica Nicole Kouts.

“Cresci com Ou Isto ou Aquilo, de Cecília Meirelles. E com João Cabral de Mello Neto, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Paulo Leminski, Olavo Bilac, Vinicius de Moraes, Guilherme de Almeida, entre tantos mestres. Sonhava com a poesia, imaginava as situações, pensava nas palavras, brincava com as métricas, memorizava os poemas, criava as minhas adaptações… A poesia foi e é um brinquedo mágico e transformador para meu coração, minha mente e minha alma”, diz Marina Pechlivanis. “Nossa proposta com Grande Montanha de Pequenos Poemas é levar esta possibilidade para as crianças de hoje”.

“O livro é dedicado à criança que fomos e que somos e é uma boa opção de presente: um livro só contendo uma montanha de poemas e de inspirações já garante um bom custo-benefício”, avalia Marina Pechlivanis.

Outras informações:

Grande Montanha de Pequenos Poemas (Editora Patuá)

De Marina Pechlivanis e Nicole Kouts

Preço: R$ 45,00

Onde adquirir: https://www.editorapatua.com.br/grande-montanha-de-pequenos-poemas-de-marina-pechlivanis—ilustracoes-de-nicole-kouts/p

Sobre o ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil. 

Construído a partir de uma parceria entre a Fundação Criança e a Fundação Oncocentro de São Paulo, o Instituto ITACI é um hospital público que iniciou suas atividades em 2002 e oferece tratamento a crianças e adolescentes, portadores de câncer e outras doenças hematológicas ou raras, de 0 a 18 anos. Referência na área de oncologia pediátrica no Brasil, realizou em seu ambulatório, em 2021, mais de 27 mil consultas médicas,  6.811 sessões de quimioterapia e 52 transplantes, entre eles, autólogo, alogênico aparentado e alogênico não aparentado.

Sobre as autoras:

Marina Pechlivanis: Autora dos livros de poemas Holocosmo: o mundo que me orbita e Malabares (Patuá), e de Miralua, Raptos de uma Noite, com prefácio do poeta Mario Chamie. Para o universo infantojuvenil, escreveu O Guardador de Palavras e Tuik: o Amigo Imaginário (Saraiva) e fez a adaptação do grego O Guarda-Chuva do Palhaço (Globo). Na área de negócios, é autora de Gifting, Economia das Dádivas: o Novo Milagre Econômico e Gestão Sistêmica para um Mundo Complexo (AltaBooks) e de Gestão de Encantamento Dicas Mágicas e Como a Mágica Acontece (Reflexão), entre outros. É sócia da Umbigo do Mundo Comunicação, mestra em Comunicação e Práticas de Consumo, professora de pós-graduação, mentora e idealizadora da Educação para Gentileza e Generosidade (gentilezagenerosidade.org.br), com materiais para escolas e famílias.

Nicole Kouts: Artista multimídia, participou de coletivos de publicação independente e blogs de ilustração, como Raptos e Traços (2013) e Loki (2014). No teatro, atuou na Santa Cia. (2015) como artista gráfica e performer. Ilustrou a capa dos álbuns Em Ritmo de Mudança (2015) e Quaresma (2022), do músico Jota P., os livros Malabares (2017) e Holocosmo: o mundo que me orbita (2020), de Marina Pechlivanis (Patuá), além de diversos cartazes para espetáculos e feiras culturais. É graduada em Artes Visuais, com pós-graduação em Cenografia e Figurino e formação livre em Direção de Arte. Desenvolve pesquisas e projetos que abrangem a interlocução entre mídias analógicas e digitais. Integrou exposições e festivais em mais de 20 países, em espaços como Centre Pompidou e The Wrong Biennale. (www.nicolekouts.com)

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo