Curiosidades

Confira três tendências do TikTok para 2023

O TikTok lançou o “What’s Next”, seu relatório de tendências para 2023, que tem como objetivo analisar como alguns sentimentos sociais e culturais estão mudando ao longo dos anos e como essa mudança influencia a maneira como os profissionais de marketing desenham as estratégias das marcas nas plataformas.

Segundo o relatório, três tendências devem ditar os conteúdos publicados na plataforma no próximo ano: “entretenimento acionável”, “abrindo espaço para a alegria” e “ideais construídos pela comunidade”.

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Entretenimento Acionável

Com “entretenimento acionável”, apontou que, de acordo com o recente estudo de anúncios divertidos globais da TikTok Marketing Science (conduzido pela MarketCast), quatro em cada cinco usuários consideram o conteúdo do TikTok “muito ou extremamente divertido”.

Isso significa que as marcas devem garantir que seu marketing seja “entregue como um anúncio, mas amado como entretenimento”, diz o TikTok.

Abrindo espaço para alegria

Segundo o relatório, as pessoas reavaliaram suas relações com o trabalho, hobbies e relacionamentos, o que constatou uma exaustão por parte dos usuários, o que faz com que eles queiram criar um espaço real e significativo para si mesmos em 2023. Para o TikTok, muito disso virá da priorização da alegria em todas as suas formas.

Humor é uma ótima maneira de fazer a comunidade TikTok se sentir mais feliz e vídeos humorísticos estimulam a conexão entre as pessoas e a narrativa de histórias. As tendências de áudio, em particular, permitem que as marcas engajem ainda mais com a comunidade.

De acordo com o TikTok, 92% das pessoas sentiram uma emoção positiva depois de assistirem a um vídeo e isso acabou resultando em uma ação fora da plataforma e, para a plataforma, uma boa oportunidade para os profissionais de marketing é oferecer à comunidade ideias que cabem em todos os bolsos. A pesquisa mostra, ainda, que 41% das pessoas no TikTok afirmam que “levantar o ânimo” é a chave para motivá-las a fazer uma compra.

“Globalmente, a alegria é um fator crescente nas decisões de compra. Ao criar conteúdo que os ajude a descobrir seus caminhos para a felicidade, as marcas podem se conectar melhor com o público e impulsionar o sucesso em 2023”, destacou o What’s Next.

Ideias construídos pela comunidade

As diversas tendências do TikTok facilitam e estimulam as conexões. Por exemplo, as pessoas costumam recorrer ao TikTok para encontrar respostas a perguntas e necessidades específicas, como conselhos sobre namoro e dicas para pais.

Entre as pessoas no TikTok que tomaram uma ação fora da plataforma (como resultado de conversão), 71% afirmam que o TikTok mostra exatamente o que elas estão procurando.

Para 2023, os profissionais de marketing devem se inclinar para a especificidade que  torna as comunidades do TikTok especiais. E não devem ter medo na hora de segmentar as campanhas e identidades em camadas deixa o público com a sensação de mais compreendido e validado. Além disso, depois de entender esses grupos, as marcas conseguem amplificar as vozes que as definem e fomentar conversas honestas e autênticas com as quais as pessoas se preocupam.

Fonte: Propmark e Tubefilter

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

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