Curiosidades

Confira trĂȘs tendĂȘncias do TikTok para 2023

O TikTok lançou o “What’s Next”, seu relatĂłrio de tendĂȘncias para 2023, que tem como objetivo analisar como alguns sentimentos sociais e culturais estĂŁo mudando ao longo dos anos e como essa mudança influencia a maneira como os profissionais de marketing desenham as estratĂ©gias das marcas nas plataformas.

Segundo o relatĂłrio, trĂȘs tendĂȘncias devem ditar os conteĂșdos publicados na plataforma no prĂłximo ano: “entretenimento acionĂĄvel”, “abrindo espaço para a alegria” e “ideais construĂ­dos pela comunidade”.

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Entretenimento AcionĂĄvel

Com “entretenimento acionĂĄvel”, apontou que, de acordo com o recente estudo de anĂșncios divertidos globais da TikTok Marketing Science (conduzido pela MarketCast), quatro em cada cinco usuĂĄrios consideram o conteĂșdo do TikTok “muito ou extremamente divertido”.

Isso significa que as marcas devem garantir que seu marketing seja “entregue como um anĂșncio, mas amado como entretenimento”, diz o TikTok.

Abrindo espaço para alegria

Segundo o relatório, as pessoas reavaliaram suas relaçÔes com o trabalho, hobbies e relacionamentos, o que constatou uma exaustão por parte dos usuårios, o que faz com que eles queiram criar um espaço real e significativo para si mesmos em 2023. Para o TikTok, muito disso virå da priorização da alegria em todas as suas formas.

Humor Ă© uma Ăłtima maneira de fazer a comunidade TikTok se sentir mais feliz e vĂ­deos humorĂ­sticos estimulam a conexĂŁo entre as pessoas e a narrativa de histĂłrias. As tendĂȘncias de ĂĄudio, em particular, permitem que as marcas engajem ainda mais com a comunidade.

De acordo com o TikTok, 92% das pessoas sentiram uma emoção positiva depois de assistirem a um vĂ­deo e isso acabou resultando em uma ação fora da plataforma e, para a plataforma, uma boa oportunidade para os profissionais de marketing Ă© oferecer Ă  comunidade ideias que cabem em todos os bolsos. A pesquisa mostra, ainda, que 41% das pessoas no TikTok afirmam que “levantar o Ăąnimo” Ă© a chave para motivĂĄ-las a fazer uma compra.

“Globalmente, a alegria Ă© um fator crescente nas decisĂ”es de compra. Ao criar conteĂșdo que os ajude a descobrir seus caminhos para a felicidade, as marcas podem se conectar melhor com o pĂșblico e impulsionar o sucesso em 2023”, destacou o What’s Next.

Ideias construĂ­dos pela comunidade

As diversas tendĂȘncias do TikTok facilitam e estimulam as conexĂ”es. Por exemplo, as pessoas costumam recorrer ao TikTok para encontrar respostas a perguntas e necessidades especĂ­ficas, como conselhos sobre namoro e dicas para pais.

Entre as pessoas no TikTok que tomaram uma ação fora da plataforma (como resultado de conversão), 71% afirmam que o TikTok mostra exatamente o que elas estão procurando.

Para 2023, os profissionais de marketing devem se inclinar para a especificidade que  torna as comunidades do TikTok especiais. E nĂŁo devem ter medo na hora de segmentar as campanhas e identidades em camadas deixa o pĂșblico com a sensação de mais compreendido e validado. AlĂ©m disso, depois de entender esses grupos, as marcas conseguem amplificar as vozes que as definem e fomentar conversas honestas e autĂȘnticas com as quais as pessoas se preocupam.

Fonte: Propmark e Tubefilter

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do TĂŽ Na Fama!, portal parceiro de conteĂșdo do IG. Atualmente estĂĄ a frente da sua agĂȘncia de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
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