O TikTok lançou o âWhatâs Nextâ, seu relatĂłrio de tendĂȘncias para 2023, que tem como objetivo analisar como alguns sentimentos sociais e culturais estĂŁo mudando ao longo dos anos e como essa mudança influencia a maneira como os profissionais de marketing desenham as estratĂ©gias das marcas nas plataformas.
Segundo o relatĂłrio, trĂȘs tendĂȘncias devem ditar os conteĂșdos publicados na plataforma no prĂłximo ano: âentretenimento acionĂĄvelâ, âabrindo espaço para a alegriaâ e âideais construĂdos pela comunidadeâ.
Entretenimento AcionĂĄvel
Com âentretenimento acionĂĄvelâ, apontou que, de acordo com o recente estudo de anĂșncios divertidos globais da TikTok Marketing Science (conduzido pela MarketCast), quatro em cada cinco usuĂĄrios consideram o conteĂșdo do TikTok âmuito ou extremamente divertidoâ.
Isso significa que as marcas devem garantir que seu marketing seja âentregue como um anĂșncio, mas amado como entretenimentoâ, diz o TikTok.
Abrindo espaço para alegria
Segundo o relatório, as pessoas reavaliaram suas relaçÔes com o trabalho, hobbies e relacionamentos, o que constatou uma exaustão por parte dos usuårios, o que faz com que eles queiram criar um espaço real e significativo para si mesmos em 2023. Para o TikTok, muito disso virå da priorização da alegria em todas as suas formas.
Humor Ă© uma Ăłtima maneira de fazer a comunidade TikTok se sentir mais feliz e vĂdeos humorĂsticos estimulam a conexĂŁo entre as pessoas e a narrativa de histĂłrias. As tendĂȘncias de ĂĄudio, em particular, permitem que as marcas engajem ainda mais com a comunidade.
De acordo com o TikTok, 92% das pessoas sentiram uma emoção positiva depois de assistirem a um vĂdeo e isso acabou resultando em uma ação fora da plataforma e, para a plataforma, uma boa oportunidade para os profissionais de marketing Ă© oferecer Ă comunidade ideias que cabem em todos os bolsos. A pesquisa mostra, ainda, que 41% das pessoas no TikTok afirmam que âlevantar o Ăąnimoâ Ă© a chave para motivĂĄ-las a fazer uma compra.
âGlobalmente, a alegria Ă© um fator crescente nas decisĂ”es de compra. Ao criar conteĂșdo que os ajude a descobrir seus caminhos para a felicidade, as marcas podem se conectar melhor com o pĂșblico e impulsionar o sucesso em 2023â, destacou o Whatâs Next.
Ideias construĂdos pela comunidade
As diversas tendĂȘncias do TikTok facilitam e estimulam as conexĂ”es. Por exemplo, as pessoas costumam recorrer ao TikTok para encontrar respostas a perguntas e necessidades especĂficas, como conselhos sobre namoro e dicas para pais.
Entre as pessoas no TikTok que tomaram uma ação fora da plataforma (como resultado de conversão), 71% afirmam que o TikTok mostra exatamente o que elas estão procurando.
Para 2023, os profissionais de marketing devem se inclinar para a especificidade que torna as comunidades do TikTok especiais. E nĂŁo devem ter medo na hora de segmentar as campanhas e identidades em camadas deixa o pĂșblico com a sensação de mais compreendido e validado. AlĂ©m disso, depois de entender esses grupos, as marcas conseguem amplificar as vozes que as definem e fomentar conversas honestas e autĂȘnticas com as quais as pessoas se preocupam.
Fonte: Propmark e Tubefilter