Curiosidades

Coroas para velório e a tradição nacional de enviar flores como homenagens

É uma prática comum enviar uma coroa de flores quando alguém morre. Este item é nossa homenagem final aos entes queridos que já se foram e nossas condolências aos que permanecem.

No entanto, embora seja um costume, muitas pessoas desconhecem suas origens e o que realmente representa.

O uso de flores naturais em velórios ou funerais é prática comum desde a antiguidade, pois simbolizam a vida eterna, e essas coroas para velórios eram muitas vezes acompanhadas por um cartão com uma mensagem para a família do falecido. O formato em círculo das coroas de flores representa eternidade e infinito, uma vez que o círculo é uma figura geométrica usada na cultura grega para simbolizar o eterno.

Com o tempo, percebeu-se que nem sempre os familiares conseguiam ler as mensagens. Daí a ideia de recriar uma coroa de flores naturais, com uma frase de condolências, exposta junto ao caixão no velório. Assim começou a tradição de usar uma coroa para representar a onipresença de Deus.

Atualmente, as coroas para velórios são geralmente confeccionadas por um grupo de pessoas, como uma empresa e seus funcionários ou um grupo de familiares, reunidos para expressar a memória do falecido. Independentemente disso, a mensagem deve transmitir os sentimentos de todos e proporcionar conforto aos que ficaram para trás.

A tradição com uso de flores naturais tem uma longa história e passou por muitas mudanças na sociedade. Hoje, permanece poderoso como uma forma simples e bonita de homenagear os mortos e confortar os que permanecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo