A novela “Travessia” abordou no capítulo exibido nesta quarta-feira (25), a violência contra a mulher ao fazer a exposição e explicação sobre a Lei Maria da Penha. Em uma das cenas do folhetim escrito por Glória Perez, a personagem de Alessandra Negrini, Guida, forja um espancamento conduzido pelo ex-marido Moretti, interpretado pelo ator Rodrigo Lombardi.
Após ser empurrada em uma discussão com Moretti, Guida provoca em si mesma outros machucados e se dirige à delegacia para fazer uma denúncia contra o ex-marido. No entanto, antes que o ocorrido tomasse proporções indevidas, a delegada Helô, interpretada por Giovanna Antonelli, trata de relatar à Guida sobre os riscos de uma acusação falsa, o que poderia causar ao acusado e como poderia invalidar denúncias reais.
Na tentativa de evitar uma grande burrada, a delegada mostra à Guida casos reais de agressão e como isso pode afetar a vida de uma pessoa. Ela ressaltou que não se trata de uma brincadeira e procurou abrir os olhos de Guida para que não ultrapassasse ainda mais os limites.
Veja também:
- BBB 23: Noite de eliminação e retorno surpresa para a casa mais vigiada do país
- Pare de negar que o mundo invisível existe
- Sandro Andrade comenta anúncio de show do RBD no Brasil
O fato é que a novela promoveu um importante serviço para a sociedade ao alertar o telespectador sobre a má utilização do uso de recursos que servem para protegê-los, como a lei Maria Da Penha, neste caso. Mesmo rodeada de críticas como “Premiação de machistas” e “Deturpação da Lei Maria Da Penha”, a autora buscou transmitir o recado sobre falsas acusações e mal uso de recursos fundamentais para os direitos humanos.