Curiosidades

Panini e parceiros comemoram os 60 anos da Mônica na Biblioteca Parque Villa-Lobos

No dia 21 de maio, a Panini, líder mundial no setor de colecionáveis e publicações, celebra as seis décadas da Mônica com um grande evento na Biblioteca Parque Villa-Lobos, na zona oeste de São Paulo. A organização será realizada em colaboração com a Mauricio de Sousa Produções, a franquia de apoio escolar e tecnologia Ensina Mais Turma da Mônica, o Instituto Mauricio de Sousa e SP Leituras, Organização Social gestora da biblioteca.

A celebração terá início às 10h, e conta com uma programação especial, começando com a apresentação da nova moradora do bairro do Limoeiro, Sueli, que fez sua estreia nas revistas da Turma da Mônica em maio de 2023. Sueli é a primeira personagem surda das histórias do Mauricio de Sousa. Para marcar a importância da personagem e a inclusão de todos os leitores, as atividades do evento contarão com Interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e conteúdos colaborativos. Além de palestras, contação de histórias, atividades de robótica e desenhos, com o objetivo de proporcionar um domingo divertido para toda a família. A programação completa pode ser conferida aqui.

O evento também contará com a presença de Mauricio de Sousa promovendo o projeto Biblioteca Mauricio de Sousa em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo – SisEB, gerido pela SP Leituras.

“É uma honra para a Panini proporcionar um dia divertido e cheio de aprendizado para as famílias, que esteja à altura do legado da personagem mais amada do Brasil. Nosso propósito em comemorar os 60 anos da Mônica nesse grande evento é transmitir os pilares que ela nos ensinou e continua ensinando, geração após geração. A parceria entre as marcas trouxe muita colaboração para ajudar a acolher toda a família em um espaço seguro e educativo, competindo de frente com outras atividades ligadas ao acesso às telas. Além de deixar uma mensagem de amizade e inclusão que só a Turminha consegue trazer para dentro das nossas casas”, conta a diretora de Marketing da Panini, Martina Limoni.

“Estamos felizes em participar de um projeto desta dimensão que, com certeza, será um sucesso. Criar novos leitores, estimular a leitura, são ações das mais importantes pela cultura e educação de nosso Brasil”, fala Mauricio de Sousa.

“Para nós do Instituto, estarmos juntos nessa homenagem dos 60 anos da Mônica representa a consolidação do legado da obra de Mauricio de Sousa”, afirma o diretor executivo do Instituto Mauricio de Sousa, Amauri Sousa.

“O papel da Ensina Mais nesta festa é promover interação entre as crianças e seus responsáveis, por meio de oficinas de robótica, que visam despertar o interesse e a curiosidade para que ambos aprofundem o conhecimento e desenvolvimento das habilidades necessárias para um futuro de sucesso. Bem como promover oficinas de pintura, onde as crianças poderão colorir um desenho da aniversariante – a Mônica – e deixar uma bela mensagem”, diz o diretor da rede de franquias, Leonardo Andreoli.

“O papel do Mauricio de Sousa no desenvolvimento de leitores ao longo das últimas décadas é incontornável: gerações se encantaram com leitura e livros a partir da turma da Mônica”, declara Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.

Mônica60

Para celebrar um marco na história da Mauricio de Sousa Produções e da cultura pop nacional, foram preparadas diversas ações em comemoração ao aniversário de 60 anos da personagem Mônica, criada em março de 1963 e que, desde então, se tornou um ícone no País. Onipresente em todos os segmentos da empresa, Mônica estará representada em artes, moda, produtos, eventos presenciais, musical, espaços temáticos, publicações especiais e conteúdos audiovisuais. As ativações terão calendário de comemorações até 2024 e serão realizadas em todo o Brasil para que nenhum fã do bairro do Limoeiro fique de fora dessa grande festa. www.monica60.com.br

Sobre o Grupo Panini

O Grupo Panini é líder mundial no setor de colecionáveis e publicações, sendo a principal editora multinacional de quadrinhos, revistas infantis e mangás na Europa e na América Latina, e o maior fabricante de álbuns de figurinhas e cards colecionáveis do mundo. Criado há 60 anos em Modena, Itália, possui canais de distribuição em mais de 150 países e tem o compromisso de lançar produtos de alta qualidade, baseados em um grande número de licenciamentos nas áreas de esportes e entretenimento. A empresa possui subsidiárias em toda a Europa, América Latina e Estados Unidos.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a maior empresa de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. No universo digital, o canal no YouTube da Turma da Mônica já chegou a 14,5 bilhões de visualizações, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo e já tem mais de 450 títulos e mais de 1,2 bilhão de revistas em quadrinhos, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.

Sobre o Instituto Mauricio de Sousa

Fundado em 1997, o Instituto Mauricio de Sousa tem em seu DNA os valores éticos que permeiam a vida e a obra de Mauricio de Sousa, o respeito à infância e o compromisso de incentivar a leitura, ultrapassando gerações. Temos como premissa que investir na criança é semear um futuro promissor, por isso desenvolvemos, por meio de uma linguagem lúdica, projetos, campanhas e ações sociais nas áreas de educação, cultura, cidadania, inclusão social e diversidade. Fomentamos o desenvolvimento de ações transformadoras, visando potencializar o impacto e a transformação social. Para mais informações acesse: institutomauriciodesousa.org.br

Sobre a Ensina Mais Turma da Mônica

Criada em 2012, a Ensina Mais Turma da Mônica é uma franquia de Apoio Escolar e Tecnologia que trabalha com o fortalecimento da base educacional de crianças e jovens brasileiros do Ensino Fundamental. Por meio de uma inovadora metodologia de ensino individualizada, utilizamos aulas interativas e dinâmicas para proporcionar maior eficiência no processo de ensino e aprendizagem e, por consequência, melhor rendimento escolar.

Sobre a Biblioteca Parque Villa-Lobos

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é um equipamento cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social SP Leituras (eleita, em 2021, como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo quarto ano consecutivo, e a melhor ONG de cultura do país). Pensada dentro do conceito de biblioteca viva, além de oferecer um acervo com mais de 30 mil itens, a BVL se caracteriza por ser um lugar de pessoas e um chamado à fruição de bons momentos, com intensa programação cultural. Localizada dentro do parque de mesmo nome, a biblioteca foi inaugurada em 2014 e é um exemplo de revitalização do espaço urbano; seu prédio foi construído na área do antigo depósito de resíduos da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CEAGESP).

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Redes sociais @thiaggocamilo | @thiaggocamilopress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo