Curiosidades

Rock in Rio 2022: Campanha “Juntos o Sonho Acontece” convida público a sonhar e a engajar na construção de um mundo melhor

No início dos anos 80 nasceu, com Roberto Medina, o sonho da construção de um festival de música internacional, que aconteceria no Rio de Janeiro. O desejo de seguir os passos de seu pai, Abraham Medina, em gerar um impacto positivo para a cidade do Rio também era latente. Em janeiro de 1985, esses sonhos se tornaram realidade. Foram 10 dias de muita música, com pop, mpb, rock e com momentos emblemáticos que ficaram para a história do entretenimento, como a plateia entoando “Love of My Life” junto com Freddie Mercury, da banda Queen. O Rock in Rio nasceu de um sonho há 37 anos, que demandou muito trabalho e determinação e, desde então, foram realizados muitos outros. Sonhou oportunidades para todos e com o Movimento Viva Rio formou mais de 3.000 jovens. Sonhou a natureza mais protegida e com parceiros e público, plantou 4 milhões de árvores. Sonhou solidariedade e com a Ação da Cidadania levou 2.5 milhões de quilos de alimentos a quem tinha fome. Sonhou sustentabilidade e entrega um festival que incentiva e premia atitudes sustentáveis. Esses foram apenas alguns dos Sonhos “Por Um Mundo Melhor” já realizados e, com certeza, muitos outros virão. Hoje, o grande motivador da marca Rock in Rio é incentivar os novos sonhadores. Alinhado a isso, o festival lança sua nova campanha “Juntos o Sonho Acontece”, com duas ações que reforçam a potência do sonho e da união de esforços e convidam o público a engajar na construção de um mundo melhor.

A primeira é o Rock U, uma experiência de aprendizado online e gratuita, que vai beneficiar 30 mil pessoas apenas em 2022, levando conhecimento e capacitação para aqueles que desejam trabalhar no mercado de eventos. Outra iniciativa é a volta do tradicional leilão “Fans For Change” com instrumentos musicais e outros artigos assinados por artistas que compõem o line-up do Rock in Rio, que, neste ano, além do Amazonia Live, conta com a parceria da Ação da Cidadania, principal entidade de combate à fome no Brasil.

“O Rock in Rio nasceu de um sonho e foi com muito trabalho, força de vontade e determinação que estamos aqui hoje, 37 anos depois, preparando nossa 22ª edição, 9ª no Brasil, onde tudo começou, e realizando muitos outros sonhos. E essas iniciativas trazem exatamente isso, a capacidade de transformar sonhos em realidade, ao inspirar, mobilizar e apoiar novos sonhadores, dando palco a vozes silenciosas que fazem a diferença e nunca deixaram de sonhar.”, finaliza Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio.

Rock U vai capacitar profissionais para o mercado de eventos

O Rock U nasce em parceria com o Sesc RJ e o Senai RJ e será uma experiência de aprendizado online e gratuita, que busca levar conhecimento, ampliar horizontes, gerar oportunidades e qualificar profissionais para mercado do entretenimento ao vivo, por meio de uma lente de produção de excelência, marca registrada do festival. O objetivo é construir uma rede potencializadora para a indústria. “Por meio de uma iniciativa de educação 100% desenvolvida dentro de casa, queremos transformar milhares de vidas e impulsionar muita gente que sonha trabalhar no mercado de eventos e do entretenimento ao vivo. Buscamos, por meio desse projeto, profissionalizar a indústria e legitimar o nosso papel de potencializar sonhos empreendedores que possam mudar o mundo e transformar, por meio da educação, a vida de mais de 100 mil pessoas até 2030”, afirma Roberta Medina. 

A missão do projeto é gerar três eixos de impacto positivo no mercado do entretenimento ao vivo: Inclusão Social, ao acessibilizar gratuitamente as trilhas de conhecimento para jovens em estado de vulnerabilidade; Transformação Humana, por meio do desenvolvimento pessoal e profissional através da capacitação para funções operacionais e executivas e Plataforma de Empregabilidade, ao conectar os alunos capacitados ao banco de talentos Rock U. Ao fim do curso, os profissionais irão para o mercado de trabalho qualificados, motivados e com claro entendimento do papel desempenhado na cadeia de produção.  

“Vão ser mais de 30 horas de conteúdo gratuito, com vídeos no formato microlearning e divididos em três trilhas, com mentores e professores com diversos olhares”, comenta Roberta. A trilha “Sonhar” foi desenvolvida a partir dos pilares da cultura Rock in Rio, em uma jornada de aprendizado modular que contribuem para a expansão do repertório do aluno e reafirmam o propósito “Por Um Mundo Melhor” e a premissa do projeto, de que tudo começa no sonho. No módulo “Fazer Acontecer”, o aluno vai escolher dentre as dez capacitações operacionais e executivas oferecidas para percorrer os caminhos das certificações por especialidade e operacional, executiva ou plena. Dentre elas, estão Segurança, Limpeza, Carregadores, Stage Hands, Operadores A&B, Produção Operacional, Operações (POE), Produção Executiva, Comunicação 360º para Eventos e Produtor A&B.  

A trilha final da jornada, exclusiva para quem for trabalhar no Rock in Rio Brasil, a “Eu Faço”, busca integrar, mobilizar e capacitar tecnicamente para que o aluno faça parte do time responsável pela maior e melhor edição de todos os tempos. Os alunos que completarem o curso serão, ainda, convidados a cadastrarem seus currículos no banco de talentos do Rock U, em parceria com a Empregare, empresa de recrutamento. Os parceiros, fornecedores e agências do Rock in Rio serão incentivados a contratar os alunos qualificados pelo curso.  

Festival reúne fãs e artistas por um mundo melhor e anuncia abertura do leilão “Fans For Change”

O tradicional leilão “Fans For Change” com instrumentos musicais e outros itens assinados por artistas que compõem o line-up do Rock in Rio, está de volta na edição do reencontro. Na busca por transformar o mundo em um lugar melhor, para 2022, o maior festival de música e entretenimento do mundo firmou mais uma parceria com a Ação da Cidadania, principal entidade de combate à fome no Brasil. O Rock in Rio também vai doar para o projeto do Amazonia Live, o braço socioambiental do festival. Os instrumentos serão autografados por artistas como Coldplay, Billy Idol, Dream Theater, Marshmello e Gojira, além de um vinil com a assinatura do Blitz. Há também a possibilidade de adquirir um meet and greet com os músicos do Dream Theater durante o festival.

Para participar é muito simples, basta acessar o site E-Solidar, responsável por todos os leilões realizados pelo Rock in Rio. Também é importante ficar atento ao cronograma dos lances, pois mais artigos estarão disponíveis em breve. Para aqueles que desejam adquirir os itens autografados ou o meet and greet, a partir de amanhã (23) já será possível dar lances.  

Diferente de 2017 e 2019, nesta edição, além de apoiar o Amazonia Live, o festival também chama a atenção para a luta no combate a fome por meio da Ação da Cidadania. Em 2022, as verbas irão para dois projetos: o ‘15 por 15’, um projeto social da ONG Ação de Cidadania, que visa erradicar a fome no Brasil, em que mais de 33 milhões de pessoas vivem em situação de vulnerabilidade alimentar; e o Amazonia Live, projeto socioambiental do Rock in Rio, em parceria com o Funbio e com o ISA, que visa o reflorestamento da floresta amazônica, no qual já foram plantadas mais de 4 milhões de árvores.

Este ano, o foco da campanha da Ação da Cidadania, são os chefes de família, que lutam para que não falte alimento em suas casas. A campanha chamada de pacto 15 por 15, criada pela Artplan e abraçado por muitas empresas, pessoas e parceiros, está em sinergia com a proposta do Rock in Rio e também foi abraçada pela marca. O tradicional leilão de guitarras autografadas ganha uma nova proporção. Para a edição do reencontro, o valor arrecadado no leilão de 15 instrumentos irá direto para este grande projeto, que busca acabar com a fome no país.

Lançado em 2016, o Amazonia Live é o mais audacioso projeto socioambiental do Rock in Rio, em parceria com FUNBIO, ISA, Conservação Internacional, entre outros parceiros. Ciente da sua capacidade de amplificar a discussão sobre temas relevantes, começa hoje mais uma iniciativa para engajar o público na restauração da Amazônia. Os fãs de todas as partes do mundo podem aproveitar a oportunidade única de participar do leilão, garantindo uma peça exclusiva autografada pelo seu ídolo e, ao mesmo tempo, contribuir com o reflorestamento da floresta.  Além do “Fans For Change”, o público também teve a oportunidade de contribuir durante a venda de ingressos em abril deste ano.

A 9ª edição do Rock in Rio começa no dia 2 de setembro e se estende pelos dias 3, 4, 8, 9, 10 e 11. Os headliners do Palco Mundo são IRON MAIDEN, Post Malone, Justin Bieber, Guns n’ Roses, Green Day, Coldplay e Dua Lipa. 

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo