Especialistas

Vendedores podem ser treinados por IA e até ChatGPT, diz empresário Ozni Batista

Que o ChatGPT – ferramenta virtual que “escreve textos sozinha” – ainda é alvo central de uma polêmica daquelas sobre “se robôs vão ou não substituir o humano no futuro” não é novidade para ninguém. “Mas toda ferramenta de inteligência artificial tem lados bons e ruins”, considera o empresário Ozni Batista.

Para ele, que é especialista em mentorias e gestão de negócios e empresas, o segredo está na forma em que essas tecnologias são usadas e como o produto final gerado por elas pode ser empregado no dia a dia de um empreendedor. “A ideia precisa ser inovadora, porque para o lado ruim é muito mais fácil para cair do que fazer algo, de fato, produtivo”, corrobora.

De acordo com Ozni, o tema é o do momento, sim, e empresários buscam as melhores formas de utilizar a plataforma a seus favores. Até agora, um dos métodos que tem dado mais certo é o de “treinamentos”. Não é o ChatGPT, na prática, que vai ensinar nada. Ele só vai ser o meio de uma das formas de comunicação que uma empresa ou capacitador pode usar para falar com os colaboradores.

“Essa ferramenta pode ser muito bem usada, mas com boa estratégia. Ainda assim, ele pode dar bons ou maus frutos. O ChatGPT, em si, não é o problema, mas como e quem vai utilizá-lo. Ele veio para facilitar a comunicação e dar mais abrangência a qualquer tipo de negócio. Hoje, por exemplo, estão sendo treinados vendedores por meio de inteligência artificial”, fala, exemplificando.

E legitima: “Hoje, alguns dos meus empreendimentos já operam com testes feitos com a utilização dessa ferramenta e alguns resultados, principalmente do ponto de vista da expectativa sobre o que aconteceu, de fato, são muito satisfatórios”.

“É algo novo, uma tecnologia que está chegando ao grande público neste momento e que, por isso e por tudo o que o envolve, só precisa de planejamento e táticas bem pensadas”, conclui.

Saiba mais sobre Ozni Batista através do Instagram: https://instagram.com/oznibatista

Thiago Michelasi

Thiago Michelasi é jornalista, assessor de imprensa e apresentador de TV. Atualmente é CEO do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG e apresentador do Programa Tô Na Fama! em afiliadas da Rede TV!. Além disso é colunista no Cartão de Visita do R7, no IG Gente, no Meia Hora e de diversos outros portais além de já ter sido colunista também no Observatório dos Famosos do UOL. Siga Thiago Michelasi no Instagram: instagram.com/thiagomichelasi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo